6ª Conferência Municipal de Juventude de Uberaba será realizada nesta semana
A 6ª Conferência Municipal de Juventude será realizada na próxima quinta-feira (28), das 12h às 18h, na Fundação de Ensino Técnico Intensivo (FETI), que fica localizada na Rua Major Eustáquio, 790 – São Benedito. O evento abordará o tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”.
Os eixos abordados no evento serão o direito à cidadania; participação social e política; representação juvenil; educação; profissionalização; trabalho e renda; diversidade e igualdade; saúde; cultura; comunicação e liberdade de expressão; esporte e lazer; sustentabilidade e meio ambiente; território e mobilidade, e segurança pública e acesso à justiça.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Juventude de Uberaba (CMJ), Lyandra Cibele Rocha de Oliveira, a Conferência contará com uma dinâmica de divisão dos participantes em grupos, por eixo temático, para a elaboração de propostas. “Teremos a presença de especialistas em cada eixo para auxiliar a juventude, no momento das discussões e na construção das proposições”, pontuou.
Além das discussões em torno do tema e seus respectivos eixos, Lyandra acredita que a Conferência oportunizará aos participantes “networking, participação política e efetiva na construção de políticas públicas para a juventude, construção conjunta e conhecer o Conselho de Juventude”.
O bacharel em Direito, Gabriel Guimarães, 24 anos, participará da Conferência pela segunda vez e revelou sua percepção sobre o evento: “A expectativa é a melhor possível! Vejo que a Conferência Municipal de Juventude, marca o retorno do Conselho Municipal de Juventude e, a possível priorização de um calendário de políticas públicas para toda a juventude municipal. É necessário ocupar esses espaços e discutir de forma técnica o nosso futuro”.
“A Conferência é um momento de integração e construção de políticas públicas para o nosso jovem no âmbito municipal. Além disso, também é uma forma de levar essa voz dos jovens de Uberaba para ecoar no âmbito Estadual e Federal. Muitas dessas propostas, futuramente, podem vir a se tornar projetos de leis, iniciativas e programas que vão, novamente, em um ciclo virtuoso, impactar diretamente na vida da juventude, tanto no Município quanto no Estado, e na Nação como um todo”, explicou o superintendente de Políticas da Juventude, Alan Damas.