“Heliponto vai salvar muitas vidas”, diz prefeita
A prefeita Elisa Araújo comemora a abertura do processo licitatório para contratação de empresa para a construção do primeiro heliponto da região na cobertura do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). “Esse heliponto é muito importante porque vai salvar vidas. Vai reduzir o tempo de atendimento de quem é resgatado pelo helicóptero Arcanjo 6 do Corpo de Bombeiros”, disse.
A chefe do Executivo lembrou que o governador Romeu Zema anunciou pessoalmente a liberação de recursos para execução da obra, durante visita a Uberaba, em novembro de 2021. “São R$ 8,5 milhões que servirão para construir o prédio que abrigará não só o heliponto como uma grande estrutura de atendimento de saúde”, completou a prefeita.
O reitor da UFTM, Luiz Fernando dos Santos Anjo, acompanhou de perto todo o processo desde a concepção da ideia até agora com a publicação do edital. Ele destacou a participação e empenho da prefeita Elisa na conquista desse recurso junto ao governador, em razão de sua proximidade. E cita ainda as participações do deputado federal José Silva e do ex-deputado Franco junto ao Estado.
“É um sonho que se torna realidade. A metade do dinheiro já está na conta da Funepu e, de acordo com o convênio com o Estado, a construção da primeira parte poderá ser iniciada e a liberação do restante vai depender do avanço das obras, inclusive com a afirmação positiva do governador que esse montante estará disponível”, informou o reitor.
Entenda mais sobre o heliponto e sua importância
O edital da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) foi publicado na quarta-feira (12) nos diários oficiais do Estado de Minas Gerais e da União, tendo como objeto a construção do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Urgência e Emergência junto ao Complexo do HC, na Rua Frei Paulino. “O heliponto é parte do complexo de laboratórios de urgência e emergência, onde vai pousar helicóptero por cima e chegarem ambulâncias pela parte inferior”, explicou o pró-reitor de Planejamento da UFTM, Kedson Palhares Gonçalves.
Segundo ele, o projeto dessa área de toque, onde ficará a pista de pouso, teve projeto doado pela Unimed para a Universidade no valor aproximado de R$ 35 mil. Já os projetos de engenharia (elétrico, hidráulico e estrutural) da torre de seis andares foram desenvolvidos pelos próprios professores e servidores da Universidade.
A ideia do heliponto surgiu em 2020 com o Corpo de Bombeiros e membros de instituições representativas de diversos segmentos da Sociedade Civil Organizada, capitaneadas pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) e apoiada pela Prefeitura.
A plataforma de pouso e decolagem vai atender, especialmente, ao helicóptero Arcanjo 6, utilizado em resgates e salvamentos em Uberaba e região pela 4ª Companhia Especial de Operações Aéreas (4ª CEOA) do Corpo de Bombeiros. O comandante/piloto, major José Vital Duarte Junior, informou que cerca de 90% da demanda referem-se a atendimento de urgência e emergência onde o tempo-resposta contribui para um bom prognóstico, favorável ao paciente.
Ele explicou que dentro desse atendimento se destacam o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC), que representam grande parte da demanda, considerando que a Unidade de Referência para o caso na região do Triângulo Sul é o Hospital de Clínicas da UFTM. “Ambos necessitam de um tempo ótimo dentro da janela terapêutica. O heliponto potencializa esse atendimento reduzindo o tempo para o tratamento em 20 minutos ou mais”, apontou.
A Câmara de Vereadores aprovou em 2020 projeto de lei de cessão de uso de parte da Rua Frei Paulino para a futura execução do projeto. Sob a coordenação da UFTM, algumas intervenções na via e no entorno serão necessárias.