Distrito IV, em Uberaba, tem obras de infraestrutura concluídas
Com lotes já esgotados, Distrito Industrial 4 tem obras de infraestrutura concluídas. Os trabalhos foram iniciados no fim do ano passado e a execução do serviço ocorreu sem atrasos, permitindo a entrega da estrutura dentro do prazo de oito meses.
Ao todo, o investimento foi de R$7.944.581,43 para a implantação da infraestrutura do quarto distrito. O pacote de obras incluiu 1.194 metros de redes de esgoto sanitário; 1.666 metros de redes de águas pluviais; 1.822 metros de redes de água potável; 5.631 metros de meio-fio com sarjeta, e 27.580 metros quadrados de pavimentação asfáltica.
O contrato também abrangeu a duplicação da via principal de acesso ao distrito, possibilitando maior trafegabilidade na região.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, ressaltou que a estrutura entregue permitirá que as empresas já contempladas com áreas no DI-4 possam concretizar a instalação de novos empreendimentos no local.
Segundo o titular da pasta, uma empresa já antecipou a construção da unidade enquanto as obras de infraestrutura estavam em andamento e, agora, está na fase final de implantação. Outras duas empresas já deram início à terraplanagem nas áreas cedidas no novo distrito. “As demais estão em processo de licenciamento necessário para o início de instalação”, salientou.
Já a prefeita Elisa Araújo (SDD) afirmou que a entrega da infraestrutura do quarto distrito representa mais um projeto saindo do papel e impulsionando a geração de empregos na cidade.
Ainda sem área definida, governo municipal pretende lançar o quinto DI até o fim de 2024
Previsto para ser lançado antes do fim do atual governo, quinto distrito industrial ainda não tem local definido para instalação. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, informou que os levantamentos seguem em andamento para definir a área onde o projeto será implantado.
O início do mapeamento para lançamento do quinto distrito foi anunciado pelo titular da pasta no fim do ano passado, após revelar que os distritos industriais já existentes e os que estavam em construção na cidade não tinham mais lotes disponíveis.
Os últimos espaços no Distrito Industrial 3 estão destinados à Arko Fertilizantes, empresa que planeja instalar em Uberaba uma fábrica destinada ao refino de fosfórico líquido em área de 29.500,00 metros quadrados. O terreno da extinta planta de amônia já está destinado à fábrica de hidrogênio verde da Atlas.
Desta forma, Ramos salientou na época que restarão apenas 4 mil metros quadrados de área no Distrito Industrial 3, o que não é suficiente para atender grandes empresas, como é o perfil do setor químico. Ele também ressaltou que, nos outros distritos existentes, os lotes estão esgotados e existem poucos casos de empresas que ainda não iniciaram as obras de implantação, sendo pequena a possibilidade de reversão em processos de doação de área.
Com isso, as equipes da Secretaria de Planejamento e da Codau já estavam trabalhando para encontrarem a melhor localização para a instalação do quinto distrito. A proposta é escolher uma área que seja próxima à região já atendida pelas redes de drenagem, água e esgoto para minimizar o investimento necessário para a instalação.