Federação em Uberaba poderá colocar grupos políticos de AA e Piau juntos
PCdoB deverá formar chapa única com o PT e o PV em Uberaba para a eleição municipal do ano que vem. A informação é do secretário geral do partido em Minas Gerais, Richard Ferreira Romano, que esteve na cidade ontem para tratativas, de olho em novas filiações com vistas ao próximo pleito.
Ferreira lembra que as três siglas formaram uma federação para dar suporte à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva no último pleito e a legislação estabelece que o bloco deverá ter duração mínima de quatro anos. Sendo assim, as estratégias com vistas à eleição municipal envolvem a aliança entre PCdoB, PT e PV.
PV em Uberaba, atualmente, é presidido por Glauber Fachineli, que pertence ao grupo político do ex-prefeito Paulo Piau. Mesmo assim, o secretário do PCdoB manifestou que os partidos unidos na federação caminharão juntos no município para reforçarem o projeto nacional que apoia o presidente Lula. “Aqui vamos estar construindo essa chapa única”, manifestou.
Para fortalecer o projeto nacional, Ferreira posicionou que o PCdoB precisará ter voz tanto no Legislativo quanto no Executivo em Uberaba, pois se trata de uma das cidades estratégicas do país. Sem representante hoje na Câmara Municipal, o partido tenta assegurar, pelo menos, a reeleição do vereador Paulo César Soares China e conquistar uma segunda cadeira. Já na disputa majoritária, a sigla trabalha com o lançamento de Anderson Adauto para prefeito em 2024.
O secretário geral da sigla defendeu que AA tem um perfil aberto e consegue dialogar com diversos setores, o que seria interessante para o projeto, em construção desde a eleição do ano passado. “O Anderson é uma das principais lideranças do PCdoB em âmbito nacional. Se ele estiver convencido e tiver condições, é um nome para essa frente ganhar as eleições em Uberaba. Há uma expectativa nossa de que ele se convença a ser candidato a prefeito”, disse.