Recuperação da Filomena Cartafina já tem 45% dos serviços concluídos
Com previsão de entrega até outubro deste ano, obra de recuperação da avenida Filomena Cartafina já está com mais de 45% do cronograma de execução realizado e, até o momento, não há perspectiva de prorrogação no prazo para finalizar os serviços.
Depois dos serviços iniciais no fim do ano passado, a obra foi paralisada durante o período de chuvas e só retomada em maio. Desde então, a execução do trabalho avançou e praticamente toda a parte de fresagem da pista já foi concluída, sendo removido o asfalto antigo danificado para a aplicação da primeira nova camada de revestimento da pista.
Agora as equipes já deram início à aplicação da segunda camada asfáltica e a execução da drenagem superficial.
A próxima etapa será a instalação de defensas metálicas para segurança dos condutores. Segundo o cronograma do DER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais), o dispositivo de segurança deve começar a ser colocado em, aproximadamente, 15 dias nos pontos de maior risco da rodovia.
Concluída esta parte, todo o trecho ganhará nova sinalização horizontal e vertical. Serão implantadas tachas refletivas no eixo e bordos, bem como colocadas novas placas antes da entrega da obra.
O investimento para recuperação funcional dos 28 quilômetros da Filomena Cartafina, no trecho entre Uberaba e o Distrito Industrial 3, é de R$20.102.992,24. A obra está sendo executada pelo consórcio Ethos/HWN, formado por duas empresas de Belo Horizonte.
O serviço começou a ser executado em setembro de 2022 e o contrato estabelece 12 meses para a conclusão da obra.