Política

Prefeitura recebe representantes ro Creci-MG e ouve demandas

Gestores da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) receberam na manhã desta quinta-feira (15), no Centro Administrativo, representantes do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-MG). Na reunião foram apresentadas ações regionais e estaduais do Creci, assim como estratégias para fortalecer a parceria entre o Conselho e a PMU.

Dentre os representantes do Creci, estiveram presentes o presidente do Conselho em MG, Alexandre Medeiros Renoó, e o delegado regional de Uberaba, Leandro dos Santos Souza. A reunião foi capitaneada pela chefe adjunta de Gabinete, Celi Camargo, juntamente com o secretário da Fazenda, Roberto Tosto, e os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), secretário adjunto Carlos Eduardo Izidoro e a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba (Comdesu), Cynthia Bessa de Souza.

A chefe adjunta de Gabinete, Celi Camargo, abriu a reunião pontuando que o encontro veio em um momento oportuno, tendo em vista que está em andamento a revisão do Plano Diretor Integrado, o que futuramente irá movimentar o mercado imobiliário. Em seguida, a palavra foi passada para os representantes do Creci, que fizeram uma apresentação do atual trabalho realizado e das principais demandas da instituição junto ao Município.

Além do Plano Diretor, as demandas colocadas foram relativas a empenhos para proteger corretores credenciados, estratégias para coibir tratativas imobiliárias não regularizadas, propostas para oxigenar o centro de Uberaba e emissão das guias de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Quanto ao ITBI, foi sinalizado pelo Creci a necessidade de manter a celeridade na emissão do imposto. O secretário Roberto Tosto destacou o prazo proposto de três dias para emissão da guia. Lembrou também que para o processo correr de forma célere é importante que o solicitante encaminhe todas as informações e documentos conforme solicitado.

Outro ponto discutido na reunião foi o potencial turístico de Uberaba. Caso o Geoparque Uberaba seja chancelado pela Unesco, o setor imobiliário, com foco em hotéis e pousadas, será amplamente beneficiado. “Atualmente, Uberaba já é considerada aspirante ao Geoparque e os empenhos para que receba a chancela da Unesco estão avançados”, destacou a presidente do Comdesu, Cynthia Souza.

Por fim, o presidente do Creci-MG, Alexandre Rennó, destacou e parabenizou a PMU pelo trabalho que vem realizando e o bom relacionamento com o setor imobiliário. Ele se colocou à disposição para seguir em colaboração mútua com a Prefeitura, trabalhando nas demandas em questão.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos