Cidade

Entenda como funciona o atendimento veterinário gratuito em Uberaba

Convênio que oferece suporte veterinário gratuito a animais errantes e comunitários em Uberaba foi firmado no ano passado e já realizou mais de 2.300 atendimentos. O programa, fruto de parceria entre Hospital Veterinário da Uniube (HVU) e a Prefeitura de Uberaba, abrange serviços clínicos, cirúrgicos e emergenciais, mas sob condições específicas.   

O tutor ou cuidador responsável pelo animal a ser atendido precisa obter uma ordem de serviço específica junto à Superintendência de Bem-Estar Animal, do Governo Municipal. Somente com essa autorização em mãos, o HVU realizará o atendimento veterinário. A solicitação pode ser feita pelo WhatApp, exclusivamente por mensagem de texto, pelo número (34) 3318-0218 ou no Centro Administrativo, localizado na avenida Dom Luiz Maria de Santana, 141. 

De acordo com a pasta, para ter acesso à ordem de serviço o tutor precisa fornecer os dados necessários para o cadastro, incluindo a descrição do problema, cópias de documentos pessoais, foto do animal a ser atendido e comprovante de sua condição dentro dos pré-requisitos estabelecidos.   

Os tutores em vulnerabilidade social registrados no CadÚnico no Município, ou Bolsa Família do Governo Federal, precisarão ir pessoalmente à Superintendência, apresentando documentos que comprovem renda de até meio salário-mínimo per capita, ou familiar de até três salários-mínimos.    

Após o cadastro, a Superintendência enviará a autorização para o atendimento pelo mesmo meio de comunicação. O tutor ou cuidador deve levar o animal com a devida autorização até o HVU para ser atendido. Caso o animal esteja em situação de acidente e não seja possível entrar em contato com a Superintendência, o Corpo de Bombeiros (193) deve ser acionado para que eles entrem em contato com o órgão responsável.  

O convênio tem como público-alvo animais errantes, comunitários e também tutores em vulnerabilidade social. Além disso, animais cuidados por protetores independentes e abrigados por Organizações Não Governamentais (ONGs) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) também podem se beneficiar.  

Vale lembrar que os animais de rua, cães ou gatos, precisam que algum tutor ou cuidador que se responsabilize pelo cadastramento e se comprometa a levá-los até o local da campanha de castração no dia e hora agendados pela equipe da Semam.  

Deixe um comentário

Agenda de Eventos