Cidade

Unidade Matricial de Saúde do Bairro Abadia é reaberta

Em Uberaba, a Unidade Matricial de Saúde (UMS) do Bairro Nossa Senhora da Abadia – anteriormente chamada de Centro Médico do Abadia – foi reaberta nesta quinta-feira (3) após passar por reforma. Agora, batizada de UMS “Tibúrcio Teixeira do Santos”, a unidade oferece diversos serviços de saúde, entre eles, uma Central de Distribuição de Vacina e o Centro de Atendimento Médico-Odontológico.

A UMS, que tem capacidade para atender uma média mensal de mais de 12 mil pessoas, vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, dentro do Programa Saúde na Hora, em conjunto com o Centro de Atenção Integrada em Saúde (Cais), que fica ao lado da UMS. A farmácia funciona até as 19h, e sala de vacina, até as 21h.

São oferecidos atendimentos como dermatologia, hebiatria, geriatria, puericultura, medicina da família e comunidade, visitas domiciliares e residência multidisciplinar em saúde.

Na UMS, também haverá serviços e ações de Educação em Saúde; atendimentos para gestantes, hipertensos e diabéticos; visitas domiciliares; coleta de teste do pezinho; papanicolau; acompanhamento de usuários cadastrados no Programa Bolsa Família; Saúde na Escola; controle de vetores e doenças a eles associadas; ações de combate a hanseníase e tuberculose; teste rápido para HIV/hepatites, farmácia, entre outros.

Também funciona na UMS Tibúrcio Teixeira do Santos a Central de Vigilância Ambiental, onde será feita toda a busca ativa das análises físico-químicas de águas das minas de Uberaba para a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, a obra foi possível graças aos recursos de emenda parlamentar, no valor de R$ 299.986,00, do ex-deputado federal e hoje secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes. Devido a um trabalho de gestão na licitação, a reforma ficou em R$ 262.691,94.

“Ou seja, conseguimos ter sobra de recursos, mesmo realizando todo o serviço necessário. Isso demonstra a nossa transparência e responsabilidade com o recurso público. O recurso foi suficiente para a revitalização, trocando o que era preciso, como cobertura, telhado, instalação elétrica, piso, pintura, esquadrilhas, etc”, comentou.

Homenagem

O nome dado à UMS é uma homenagem a Tibúrcio Teixeira dos Santos, ex-funcionário do Frigorífico Miusa que foi um dos construtores do Bairro Nossa Senhora da Abadia e líder comunitário.

Presente na solenidade de reabertura da UMS, a viúva de Tibúrcio, Áurea Bernardes dos Santos, comentou que o marido foi um grande homem, chefe de família exemplar.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos