Evento no Moon Hub marca o início pleno das atividades
O Moon Hub, localizado no Centro de Inovação de Uberaba, promoveu nesta quarta-feira (12) evento que marcou o “Dia 1 de operações plenas”. Na ocasião, foram apresentados o modelo de gestão e a estrutura do espaço para representantes de empresas, startups, instituições de ensino e pesquisa, entre outros convidados. O hub conta com uma gestão tripartite, conduzida pela Prefeitura de Uberaba, Ubyfol e AgTech Garage.
Com mais de 230 participantes, o “Dia 1 de operações plenas” apresentou como funciona a gestão tripartite, uma exposição sobre o Moon Hub e um painel interativo sobre a inovação na comunidade uberabense. Por fim, os convidados participaram de um tour pelo espaço, seguido de um happy hour.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Rui Ramos, devido a uma agenda em Brasília, participou do evento por vídeo. O gestor pontuou que “é um dia muito importante para Uberaba, pois dá início pleno às atividades do hub de inovação”.
O gerente do Parque Tecnológico, Paulo Fernando Ventura, completou que o hub segue um importante direcionamento da prefeita Elisa Araújo e do titular da Sedec, que é promover desenvolvimento econômico para a cidade. “Nosso papel é fomentar a inovação em Uberaba e região. Tudo isso em parceria com as universidades, empreendedores, estudantes, professores, pesquisadores, empresas e a comunidade em geral”, afirmou o gerente do parque.
A diretora de RH e Inovação da Ubyfol, Cassiana Machado, destacou que o Moon Hub é constituído por uma indústria – a Ubyfol, pelo maior hub de inovação do agro da América Latina – o AgTech Garage e o poder público municipal, o que resultou em um modelo inovador e amplo. “Dessa forma, será possível desenvolver novos projetos, baseados em inovação e tecnologia, além de atrair empreendedores, startups, pesquisadores e mão de obra qualificada para a região”, completou.
Já o CEO do AgTech Garage, José Tomé, afirmou que a implantação do projeto vem sendo uma experiência muito interessante. “Com certeza, teremos muitos aprendizados; é um modelo em que acreditamos bastante e que será referência em nível nacional. Obviamente, o relacionamento construído com as pessoas que estão por trás disso, dos três lados, é fundamental. Criamos uma relação de confiança e acredito que está sendo uma experiência única, porque o hub é realmente pioneiro”.
Nos próximos 100 dias, a agenda do Moon Hub se divide em receber instituições e entidades parceiras de Uberaba e região, a fim de estabelecer conexões e fortalecer a colaboração, além de promover edições do “Moon Hub Experience”, que consiste em abrir as portas para a comunidade, permitindo que as pessoas conheçam o espaço. Também serão realizados encontros, pitchdays e outras iniciativas que promovem a inovação.