Política

Covid-19: Legislativo autoriza plantão nas unidades de saúde aos fins de semana para desafogar hospitais

Durante reunião ordinária virtual na terça-feira (16), a Câmara Municipal de Uberaba autorizou, em caráter excepcional, que profissionais prestem serviços em regime de plantão nas unidades de saúde durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19. De quatro emendas apresentadas, duas foram aprovadas (veja detalhes mais abaixo).

O Projeto de Lei (PL) 161/2021 foi encaminhado pelo Executivo devido aos reflexos da pandemia no município, como o alta taxa de ocupação de leitos e aumento dos casos positivos e mortes por coronavírus. Até terça-feira, a cidade registrou 420 óbitos e 17.181 casos confirmados da doença.

O objetivo da proposta, segundo a Prefeitura, é utilizar as Unidades Básicas, Matriciais e Regionais para atender a comunidade com síndrome gripal aos fins de semana, reduzindo a circulação da população e, consequentemente, a disseminação do vírus.

No último fim de semana, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Edison Reis, no Bairro São Cristóvão; a UBS Dr. Roberto Árabe Abdanur, no Bairro Vila Celeste; e a Unidade Matricial de Saúde (UMS) Professor Aluízio Prata, no Bairro Elza Amuí, começaram a atender aos sábados e domingos, das 7h às 12h, para desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Mirante e São Benedito durante a pandemia.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos