Natação federada da Funel conquista dez medalhas na primeira competição oficial
Mês histórico para a natação da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel). No Campeonato Mineiro de Natação de Inverno, primeira competição oficial da equipe após a federalização, atletas uberabenses conquistaram dez medalhas e ficaram entre os dez melhores da competição em suas categorias.
Nas provas da categoria Mirim 2, que premia até o 8º lugar, realizadas no sábado (1º), no Olympico Club, em Belo Horizonte, Maria Eduarda Borges de Faria, a Duda, de dez anos, conquistou três medalhas: 5º lugar nas provas de 100m medley, 100m livre e 50m costas. Esta etapa do Mineiro de Inverno, promovido pela Federação Aquática Mineira (FAM), teve cerca de 200 inscritos.
No fim de semana seguinte (8 e 9), foi a vez dos atletas das categorias Petiz, que premia até o sexto lugar, e Infantil, com premiações até o terceiro, caírem na piscina. As provas foram no Minas Tênis Clube, na capital mineira. Participaram da competição 395 atletas de todo o Estado.
Na Petiz, Luiz Eduardo Lázaro faturou quatro medalhas – bronze nos 50m livre, quinto nos 100m e 200m livre, e sexto nos 100m peito. Já na Petiz 2, Melina Garcia trouxe duas medalhas para Uberaba: bronze nos 200m livre e sexto nos 100m livre. A equipe contou, ainda, com os atletas Letícia Rufino e Luiza Facirolli, na Petiz 2; além de Luís Felipe Faria, Clara Toledo e Maria Rita Rezende, na Infantil 2.
No último fim de semana (14 e 15), a equipe disputou, também nas piscinas do Minas Tênis, em Belo Horizonte, a Supercopa – Campeonato Mineiro das categorias Juvenil, Júnior e Sênior. Maria Luiza Costa (Juvenil 2) conquistou o bronze nos 100m borboleta, o quarto lugar nos 200m livre, sexto nos 1.500m livre e sétimo nos 400m livre. A equipe contou ainda com Laura Facirolli (Juvenil 2), Kauã Gabriel (Júnior 1) e Eduardo Vieira (Sênior), todos terminando entre os dez melhores de suas provas. A Supercopa contou com a participação de 260 atletas.
Técnico da equipe, o professor Leonardo Oliveira avaliou o resultado. “Com seis meses de treino, competimos com atletas que treinam e disputam em alto nível há anos, atingindo nossa meta para 2023, que é ficar entre os dez melhores do Estado, e despertando o interesse de clubes de Beagá, com foi o caso da Duda. Isso é muito legal porque mostra a qualidade de nossos atletas, mas temos um projeto muito sólido e vamos continuar defendendo Uberaba na próxima temporada”, comemorou.