Semed realiza capacitação para merendeiros de OSCs
Na última sexta-feira (4), a Seção de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação ofereceu capacitação para 51 manipuladores de alimentos de 25 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras.
A formação reforça boas práticas de manipulação de alimentos para promover a higiene e evitar a contaminação dos alimentos. Além disso, apresenta indicações para o preenchimento de planilhas utilizadas no controle dos produtos alimentícios e da limpeza do ambiente e fornece orientações sobre quantidade e proporção adequadas para as refeições dos alunos. A capacitação ocorre duas vezes ao ano, no início dos dois semestres letivos.
A participante Lilian Lesli Fachinelli, diretora pedagógica e coordenadora administrativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), contou que trabalha há 23 anos na instituição e está sempre presente nos encontros propostos pela Semed. De acordo com a profissional, essa parceria agrega bastante para o trabalho realizado na OSC, uma vez que promove um importante alinhamento entre os órgãos, sobretudo no âmbito da alimentação.
Alimentação escolar – A Semed serve, em média, mais de 1 milhão de refeições por mês para os alunos da rede municipal de ensino e estudantes das OSCs parceiras. O trabalho da Seção de Alimentação Escolar engloba, ainda, a capacitação de merendeiros, visitas constantes de fiscalização às unidades escolares e análise de amostras de alimentos, além do acompanhamento diário das demandas da área.