Polo regional de monitoramento de tornozeleiras eletrônicas será instalado em Uberaba; entenda
Uberaba será sede do novo polo regional de monitoramento de tornozeleiras eletrônicas e fará parte da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). A decisão foi tomada a partir de novo contrato de prestação de serviço de supervisão eletrônica da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG).
Atualmente, todo o serviço relacionado à utilização e manutenção de tornozeleiras no Triângulo Mineiro é realizada pelo polo de Uberlândia. Já com o novo polo, todas as cidades que fazem parte da região do Triângulo Sul poderão ser atendidas em Uberaba.
Até a ativação do novo polo, os cumprimentos permanecem em Uberlândia, o que exige uma logística mais complicada e, muitas vezes, demorada. No novo polo será possível realizar:
- instalações dos equipamentos;
- retiradas;
- troca de endereço dos registrados;
- manutenções;
- confecção de ofícios.
A data de inauguração e o local da sede ainda estão sendo definidos. Segundo o sistema prisional de Uberaba, cerca de vinte decisões para instalação de tornozeleiras eletrônicas são expedidos no município por semana no município.
A nova sede também pretende auxiliar no trabalho da Justiça Estadual e Federal, com maior segurança nas decisões judiciais. O novo contrato de monitoramento determina, ainda, a instituição de seis novos polos no restante do estado de Minas Gerais.