Prefeitura de Uberaba é reconhecida pelo Mapa com selo da Agricultura Familiar
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri), foi agraciada nesta quinta-feira (17), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o Selo Nacional da Agricultura Familiar – Senaf Empresas.
A concessão do Selo Empresas à Prefeitura de Uberaba foi publicada pelo Mapa em seu site Vitrine Tecnológica da Agricultura Familiar. Ao todo, foram aprovados 18 produtos comercializados pela PMU, via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Banco de Alimentos, que são: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, alface, banana prata, batata, cheiro verde, chicória, chuchu, couve, laranja, limão, mandioca, mexerica, repolho, tomate e queijo.
O Selo Nacional da Agricultura Familiar é uma importante ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura. Atualmente, são sete tipos diferentes de selo: Senaf, Senaf Mulher, Empresas, Juventude, Indígena, Quilombolas e Sociobiodiversidade. O Senaf Empresas, concedido à Prefeitura, explicou o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, destina identificar e dar visibilidade às pessoas jurídicas que processam ou comercializam produtos da agricultura familiar.
Para Agnaldo, o selo é um marco do governo Elisa Araújo. “Afinal, Uberaba é o único município do Brasil a receber tal reconhecimento pelo Ministério da Agricultura. Isto é uma prova que o Município é parceiro da Agricultura Familiar, que compra dos agricultores familiares. Que a Agricultura Familiar está dentro das nossas escolas públicas fornecendo alimentos básicos, que são os hortifrutigranjeiros.”
O titular da Sagri fez questão de destacar que o Selo Empresas alcançado tem muito do trabalho em equipe dos departamentos de Promoção Agropecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, seja por meio de assistência técnica, execução de programas, ciclo de estudos, e, inclusive, prestação de serviços subsidiados. Ações, complementou Agnaldo, que valorizam a Agricultura Familiar, desenvolvem o cinturão verde no Município e abrem espaços junto às esferas federal e estadual, no sentido de captar recursos para o fomento de projetos que beneficiem a sociedade como um todo, especialmente os pequenos agricultores.
O Selo Empresas concedido à PMU tem validade de dois anos, sendo renovado mediante comprovação técnica. Lembrando que o primeiro Selo Nacional da Agricultura Familiar – Senaf, em Uberaba, foi conferido ao Frango Caipira São Basílio, há pouco mais de um ano.
O município de Uberaba conta, hoje, com mais de 600 agricultores familiares, sendo a maioria produtores de hortifrutigranjeiros.