Cidade

Mais de 6 metros de comprimento e 600 kg: réplica de dinossauro é transferida em Uberaba

A peça foi retirada do Museu dos Dinossauros, no bairro rural de Peirópolis, e instalada no geossítio da Univerdecidade, nesta sexta-feira (18). Réplica de dinossauro foi transferida de local em Uberaba
Reprodução/TV Integração
A réplica do dinossauro Megaraptor foi transferida do Museu dos Dinossauros, no bairro rural de Peirópolis, para o geossítio da Univerdecidade, em Uberaba, nesta sexta-feira (18).
A transferência foi realizada com a utilização de um guincho, já que a peça tem seis metros de comprimento e 2,20 m de altura, pesando cerca de 600 kg.

A réplica foi desenvolvida pelo paleoartista uberabense Rodolfo Nogueira e é uma importante representação do Aspirante Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, que tem como um de seus pilares os fósseis de dinossauros.
ENTENDA: Geoparque: entenda o que é o título internacional pleiteado por Uberaba
Transporte de réplica de dinossauro em Uberaba

O dinossauro Megaraptor, espécie que vivou na região do Triângulo Mineiro há 80 milhões de anos. foi um gigante carnívoro que podia medir até 9 metros de comprimento por 3 metros de altura, com garras grandes e afiadas em forma de foice.
Os fósseis do Megaraptor foram encontrados em Uberaba durante a construção do Hospital Regional.

Conforme a Unesco, os Geoparques Mundiais são áreas geográficas unificadas, onde locais de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.
O título não está ligado apenas à questão geológica, mas, também, busca ampliar a exploração e o desenvolvimento das regiões em aspectos naturais, culturais e imateriais. A certificação, por exemplo, demonstra a presença de espaços com diversidade de opções de turismo, que servem como alternativa para o desenvolvimento dos municípios.

O título de Geoparque pode potencializar o turismo em Uberaba e atrair novos investimentos. Durante um seminário sobre o tema em 2022, o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facure, destacou a importância da iniciativa.
“A possibilidade de o Município se tornar um geoparque é algo ímpar que trará um “boom” de desenvolvimento e oportunidades infinitas para toda a região, assim que conseguirmos essa chancela”, ponderou, na época.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos