Hospital Regional de Uberaba recebe 10 mil frascos de sedativo para pacientes intubados com Covid-19
O Hospital Regional José Alencar Gomes da Silva (HR), em Uberaba, recebeu, no último sábado (20), 10 mil frascos de propofol, sedativo que será utilizado em pacientes intubados com Covid-19. O medicamento, segundo a Prefeitura, foi obtido com o governo estadual. A unidade hospitalar também recebeu ventiladores para leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Segundo a Prefeitura, os sedativos foram entregues diretamente no almoxarifado do HR, que está trabalhando exclusivamente com pacientes Covid-19. O superintendente regional de Saúde, Maurício Ferreira, explicou que assim que a equipe da SRS foi informada da liberação do medicamento, houve uma mobilização para que o transporte desse certo.
“O almoxarifado em BH não funciona aos sábados, mas estavam todos engajados em garantir que esse medicamento chegasse a Uberaba. O trabalho de parceria entre a Prefeitura e o Estado tem resultados positivos para a população”, completou.
De acordo com o superintendente do HR, Murilo Antônio Rocha, a falta de medicamento para intubação ocorreu, também, na primeira onda da pandemia e que se esperava que os fabricantes fossem se adaptar para que a distribuição não fosse prejudicada novamente.
“Estamos agora recebendo medicamentos que são indispensáveis e espero que seja suficiente para passarmos por esta segunda onda”, finalizou.
Ventiladores
Também foram entregues no HR, no último sábado, 10 ventiladores para leitos de UTIs, obtidos por meio de negociações do Município com o governo federal.
O diretor administrativo do HR, Frederico Guglielmi Ramos, informou que os ventiladores serão utilizados para abertura de mais 10 leitos de UTIs, totalizando 60 leitos de UTI Covid adulto.
“Irá nos ajudar a liberar outros ventiladores, que já temos, para serem usados na enfermaria, nos leitos de suporte ventilatório. Já a abertura dos leitos será possível após a contratação de pessoal e assinatura do aditivo. Estamos finalizando o plano de trabalho para encaminhar a SMS o mais rápido possível”, disse.
Atualmente, segundo a Prefeitura, o Hospital Regional tem 50 leitos de UTIs habilitados; 45 já estão operando, ou seja, recebendo pacientes. Outros cinco devem entrar em operação no início desta semana.