Uberaba faz ajustes para a Lei Aldir Blanc II
A IV Conferência Municipal de Cultura de Uberaba – Complementação acontecerá entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, a partir das 18h30, voltada para agentes e gestores culturais.
O Ministério da Cultura instituiu que todos os entes recebedores deverão estar com os Sistemas Municipais de Cultura em funcionamento para terem acesso à Política Nacional Aldir Blanc II.
Embora o município de Uberaba já tenha realizado sua Conferência Municipal de Cultura em 2021, para atender às novas regras e cientes de que precisa do ajuste do Plano Municipal de Cultura à temática da 4ª CNC, Uberaba realizará um complemento à conferência anterior para serem discutidos e revistos alguns pontos do Plano Municipal de Cultura vigente, para estar em consonância com a temática da conferência nacional.
Além disso, serão feitas as indicações dos delegados para a etapa estadual, e fazem parte da programação duas palestras magnas.
O tema central da IV Conferência Municipal de Cultura – Complementar é “O papel do poder público no fomento à cultura”, com abertura no dia 31 de agosto, quinta-feira, às 18h30, na sede da Fundação Cultural de Uberaba, na Pça. Rui Barbosa, 356, com apresentações da cultura popular.
Nos dias 1º e 2 de setembro a conferência continua no Auditório Turmalina do Centro de Pesquisa Aluízio Rosa Prata, na rua Vigário Carlos, 100 – Abadia. Na sexta-feira, tem início às 18h30, com credenciamento, e às 19h30 terá a palestra magna “A experiência como gestora pública, no âmbito do funcionamento do sistema municipal de cultura de Uberlândia” com a palestrante Mônica Debs Diniz, secretária municipal de Cultura de Uberlândia, e antes do encerramento será aberto um debate.
Já no sábado, a abertura dos trabalhos será às 9h, e na programação, que vai até às 12h, tem a palestra “A importância dos conselhos municipais e o papel dos conselheiros nesses espaços de construção” com a palestrante Gicele Gomes, superintendente de Relações Sociais e Institucionais da Cohagra, além da formação dos grupos de trabalho e a escolha dos delegados para a conferência estadual de cultura.
Quaisquer dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail fomento.fcu@gmail.com ou pelo telefone (34) 3331-9200 em horário comercial, de segunda a sexta-feira, com Márcia, Luana ou Gustavo.