Primeiro passo para efetivar chancela do geoparque de Uberaba foi concluído
Geoparque Uberaba teve candidatura aceita pelo conselho global de geoparques da Unesco. A decisão foi tomada em reunião realizada nesta semana em Marrakech, no Marrocos, após a análise do relatório da missão técnica realizada no mês de julho.
A aprovação do conselho é o primeiro passo para efetivar a chancela do Geoparque Uberaba. Agora, o órgão recomendará o projeto para o endosso da diretoria executiva da Unesco. Confirmado o aval do grupo, a certificação será formalizada em assembleia na conferência anual da Unesco em 2024.
Presente ao evento em Marrakech, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rui Ramos, explicou que o Brasil tinha o Geoparque Uberaba e a Chapada dos Guimarães (MT) como aspirantes à chancela, mas apenas o projeto uberabense foi recomendado pelo conselho para a próxima fase.
De acordo com o secretário, o projeto local foi avaliado com profundidade antes da aprovação. “Foi uma discussão longa. Analisaram ponto a ponto e depois teve a votação. Agora, temos que aguardar o próximo passo, mas foi um avanço importante. Se não tivesse sido aprovado aqui, o projeto não prosseguiria”, salientou.
Com a recomendação confirmada, a presidente da Associação do Geoparque Uberaba, Paula Cusinato, explicou que o conselho também solicitou adequações para avançar no processo da chancela. “A pedido do Itamaraty, o professor Thiago Marinho participou como ouvinte da reunião e adiantou que tem algumas recomendações que temos que cumprir ainda até o fim do ano para de fato receber a chancela. A conferência ainda está acontecendo e aguardamos o retorno dele para saber com detalhes os passos que temos que ajustar”, posicionou.
Já a prefeita Elisa Araújo (SDD) manifestou que a conquista desta primeira etapa coloca o Geoparque Uberaba mais próximo da confirmação da chancela pela Unesco no ano que vem. “Nossas expectativas são positivas, visto a caminhada até aqui. Mais uma vez, agradeço a toda a equipe envolvida nesse projeto e, com certeza, seguiremos avançando rumo à chancela, disse.
Além do Geoparque Uberaba, o conselho aceitou outras 15 candidaturas e encaminhou todas as recomendações para a diretoria executiva da Unesco. O projeto do município é o único representante do Brasil na lista, que inclui territórios na Croácia, China, Dinamarca, Finlândia, França, Hungria, Holanda-Bélgica, Portugal e Espanha.