Geral

Fim de semana de Primavera dos Museus de Uberaba

No fim de semana, a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques” (FCU), realizou a 17ª Primavera dos Museus, no Museu de Arte Decorativa (MADA).

Entre os temas sugeridos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Memórias e Democracia, Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas, o Museu de Arte Decorativa escolheu Pessoas LGBT+ para o ano de 2023, com atividades nos dias 29 e 30 de setembro.

Na sexta-feira houve a roda de conversa “As Drags que Arrastam”, abordando a importância da visibilidade drag e a questão da promoção do movimento em Uberaba.

A coordenadora da Coordenadoria de Política LGBT, Lucimira Reis, guiou o debate entre as drags Havennah Venna, a Miss Uberaba Drag 2023, Manillê, drag de Uberaba; Nick Dutra, o Mister Uberaba Trans 2023, Marllon Roberto, o Mister Uberaba Gay, e o público. A fala que encaminhou o debate foi da museóloga do MADA, Kátia Maise: “Promover não só o museu, mas também o movimento que é tão importante para a cidade”.

“Ser LGBT é difícil, e ser artista LGBT é muito mais difícil. Meu objetivo de carreira é ser um farol para os novos artistas” ressaltou Manillê, enquanto Havennah Venna disse que “a arte drag é uma vivência: você está expondo seu rosto, seu corpo e sua alma. Por trás da maquiagem tem uma pessoa e somos evolução”, afirmou ela, que também encerrou a noite com um show drag.

Já no sábado, aconteceu o lançamento do documentário “Por Trás das Faixas”, produzido pelo Mister Uberaba Trans 2023, Nick Dutra, que ressaltou toda a importância da visibilidade das pessoas LGBT’s em Uberaba. Além disso, no documentário é mostrado o significado do concurso de Mister Uberaba, que não é só estética e glamour, mas é luta, militância, quebra de tabus e democratização do espaço, e é proposto a todos os públicos.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos