Relatórios deverão nortear melhoria das unidades de saúde de Uberaba
Para tentar diminuir número de casos ambulatoriais que deixem de procurar as unidades básicas e recorrem ao pronto atendimento, nova gestora das UPAs pretende apresentar relatórios à Prefeitura para identificar o perfil dos pacientes e as regiões da cidade onde estão concentrados.
Pertencente à equipe técnica da Sociedade Educacional Uberabense, o médico Frederico Ramos salientou que ainda há uma cultura de as pessoas se dirigirem às UPAs porque a consulta e os exames são realizados mais rapidamente que na unidade básica de saúde.
Segundo o profissional, é preciso fortalecer a assistência primária para que os usuários passem a confiar no atendimento das unidades básicas do bairro. Ele ressalta que os dados fornecidos futuramente poderão municiar a Prefeitura para direcionar as ações. “A gente precisa trazer essa contrapartida de informação para o próprio município aprimorar a gestão”, salientou.
Ramos ponderou que os relatórios gerados permitirão identificar as regiões onde moram os pacientes e o tipo de atendimento procurado nas UPAs. Com isso, a Prefeitura poderá avaliar as carências no posto de saúde do bairro e agir de maneira mais eficaz para resolver os gargalos. “Não dá para mandar a pessoa para casa sem a comunicação para a rede. Precisa ter essa devolutiva. Isso é integração. Com informação, o município consegue de forma estratégica atuar para cada região”, disse.