Cemig se prepara para evitar apagões em Uberaba no período de chuvas
O período chuvoso em Uberaba, como em muitas outras regiões do Brasil, é frequentemente marcado por tempestades, o que pode aumentar a incidência de interrupções no fornecimento de energia elétrica. No entanto, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) afirma se preparar para evitar apagões e garantir que os uberabenses recebam eletricidade de forma confiável, mesmo nas condições climáticas mais desafiadoras.
Hudson Ferreira, gerente de relacionamento da Cemig, em entrevista esclareceu sobre o planejamento e ações da empresa para garantir o fornecimento de energia elétrica durante o período chuvoso.
Um dos pilares desse planejamento da Cemig é a realização de manutenções preventivas e corretivas em sua infraestrutura elétrica. A empresa intensifica essas ações nos meses de abril, maio, junho e julho, antecipando-se ao período chuvoso. São executadas podas de árvores, reformas de redes e outras intervenções necessárias para fortalecer o sistema elétrico e minimizar os riscos de interrupções.
“E, no período de chuvas, mobilizamos as nossas equipes para fazer o restabelecimento. Hoje na região, temos 16 equipes trabalhando direto no restabelecimento. E quando ocorrem tempestades, conseguimos dobrar a mão de obra, pegando equipes próprias da Cemig e mobilizando tudo. O resultado que vamos perceber das manutenções e podas reflete agora. Todo ano a Cemig faz essa avaliação, e há todo um planejamento para o período de chuvas”, revelou.
De acordo com as diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Cemig tem um prazo de 2 horas e 40 minutos para restabelecer o fornecimento de energia elétrica a partir do momento da reclamação por parte do cliente.
No entanto, como Hudson Ferreira enfatizou, existem situações em que o tempo de restabelecimento pode ser estendido. “Em alguns casos, quando a equipe da Cemig chega ao local da ocorrência, pode encontrar um transformador queimado. Nesse momento, acionamos equipes de caminhões para efetuar a substituição, o que pode aumentar o período de restabelecimento”, disse.