Prefeitura inaugura Centro de Referência em Saúde da População LGBT+
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã desta terça-feira (7), o Centro de Referência em Saúde da População LGBT+, na Rua Minas Gerais, Santa Maria, em imóvel onde antes funcionava a UBS do bairro.
Durante solenidade que reuniu representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, do Conselho Municipal de Saúde e comunidade LGBT+, a prefeita Elisa Araújo destacou o trabalho de todos para concretização do Centro de Referência.
“A saúde é um desafio para qualquer gestor. A inauguração do CRESP só é possível após trabalho intenso de todos: Executivo, Legislativo e população, na construção de políticas públicas. Hoje, entregamos à comunidade uma unidade para atendimento especializado e humanizado, para um público que não tinha esse serviço estruturado”, afirmou a prefeita.
A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, aproveitou o encontro para apresentar a equipe multiprofissional que é formada por coordenador, psicólogos, clínico-geral, assistente social e enfermeiro.
“Esse serviço é uma conquista para Uberaba. Estamos desde 2021 discutindo as políticas públicas para a comunidade LGBT+. Fomos provocados pela população, pela Coordenadoria de Políticas LGBT+ e hoje concretizamos esse projeto com a entrega de um espaço pronto para acolher as necessidades em saúde desse público. Em janeiro de 2023, foi iniciado o projeto-piloto, com mais de quinhentos atendimentos realizados e hoje temos a oportunidade de entregar à população essa unidade de referência”, destacou Valdilene.
Ela também agradeceu à Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara de Vereadores, por meio do presidente Luizinho Kanecão, pelo engajamento nas políticas públicas para o Município.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cezar William de Melo Ribeiro, pontuou a participação da população nas conferências de saúde para concretização de políticas públicas. “Essa é uma das belezas do SUS. Tivemos as participações da comunidade que mostrou a necessidade de um local para acolhimento em saúde, especializado para esse público. E, por meio dos esforços dos conselheiros, da comunidade e da gestão municipal hoje estamos aqui celebrando”, disse.
Para a responsável pela Coordenadoria de Políticas LGBTQIAP+, Lucimira Reis, esse é o resultado de um trabalho realizado por várias mãos. “Esse é o resultado de um sonho que já está beneficiando muitas pessoas. A concretização desse projeto é um avanço em nossa sociedade e nos mobiliza a buscar cada vez mais para esse público que tanto necessita de atenção”, destacou.
A coordenadora do CRESP, Karina Nogueira, ressaltou que o acolhimento será de segunda a sexta, sem necessidade de agendamento prévio. “As pessoas podem vir diretamente ao Centro de Referência. No primeiro atendimento, o paciente passa por um acolhimento, onde são identificadas as necessidades do usuário. Posteriormente, o paciente é encaminhado para agendamento junto à equipe multidisciplinar”, explicou.
Estiveram presentes na inauguração, a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Luciene Fachinelli, e os também vereadores Luizinho Kanecão, Baltazar da Farmácia e Rochelle Bazaga.
Na solenidade, Lu Fachinelli parabenizou a todos pela entrega e apresentou requerimento pleiteado pela parlamentar para alocação do serviço em prédio próprio.