Pesquisadores iniciam levantamento para Plano de Mobilidade Urbana em Uberaba
Pesquisadores já estão circulando em Uberaba, desde o começo de março, para o levantamento de informações sobre o trânsito da cidade, seja de veículos ou de pedestres. Com os dados colhidos, o Consórcio PlanMob, que venceu o processo licitatório elaborado pela Prefeitura de Uberaba, desenvolverá o Plano de Mobilidade Urbana da cidade, com o planejamento de ações a serem implantadas em até 10 anos.
Para essa fase do levantamento de campo, os pesquisadores já estiveram nos quatro terminais de Uberaba, nos horários de pico, realizando entrevistas com o público e fazendo a contagem de pessoas na entrada e saída dos vetores. As perguntas envolveram a frequência de utilização do transporte coletivo, quantas linhas os usuários utilizavam, opinião sobre o serviço prestado, valores das tarifas, entre outros.
Os pesquisadores também iniciaram a contagem de veículos em alguns cruzamentos, como o das avenidas Santos Dumont com Leopoldino de Oliveira e na rotatória da ABCZ, bem como contagem de pessoas por veículo. O levantamento deve continuar pelos próximos dois meses, e envolve pesquisas sobre as estações tubo, linhas de ônibus, quantidade de pedestres e serviços de transporte por aplicativo e táxi.
O Consórcio PlanMob é formado por três entidades: Instituto da Mobilidade Urbana e a empresa Cidade Viva – Engenheiros. Além da Tecnotran Engenheiros e Consultores Ltda., representada em Uberaba. O grupo tem atuado em cidades como Maringá, Ribeirão das Neves (MG), Maricá, Pouso Alegre, Pinhais e Tubarão.