Política

Prefeitura consegue com o Estado repasse de medicamentos para intubação

Um esforço do Governo Municipal junto ao Governo do Estado garantiu para Uberaba o repasse de 1.300 ampolas do bloqueador neuromuscular Rocurônio, utilizado na intubação de pacientes internados com a Covid-19. A expectativa é que o carregamento chegue à cidade, na noite deste sábado (10), evitando o desabastecimento total do Hospital Regional José de Alencar.

No início desta tarde, Zema confirmou, por meio das redes sociais, que o Estado receberá, do Ministério da Saúde, a remessa de medicamentos para intubação. Uma Van cedida pela Universidade de Uberaba (Uniube) já está a caminho de Belo Horizonte para buscar o carregamento.

Segundo o diretor administrativo do Hospital, Frederico Ramos, a quantidade suprirá a demanda, por pelo menos quatro dias, dos 23 pacientes intubados nas Unidades de Terapia Intensivas (UTI’s) do Regional. Hoje, a unidade está trabalhando com medicamentos emprestados por parceiros. Sem esse novo repasse adquirido, o estoque seria suficiente para atender até este domingo (11).

O diretor do HR afirma que essa é uma realidade nacional. A informação repassada pelos fornecedores e pelo governo de Minas é de que não há medicamentos disponíveis no mercado para a compra. A distribuição do “kit intubação” é feita pelo Ministério da Saúde aos Estados, que, por sua vez, se responsabilizam pelo repasse aos municípios. Porém, esse envio não estava sendo feito, conforme disse, esta semana, o governador Romeu Zema durante uma live.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos