Covid19: Entenda o novo critério adotado pela Prefeitura
axa de positividade para Covid-19 vai apontar as próximas ações para conter a pandemia em Uberaba. O novo parâmetro começará a ser utilizado a partir de domingo (16). Os resultados dos testes realizados até o dia 23 de maio serão considerados pela Prefeitura para definir se haverá ou não endurecimento das regras de isolamento e distanciamento social no município.
A taxa de positividade é a proporção da quantidade de positivados diante do total de exames realizados diariamente no Município. Será considerada a semana epidemiológica, de domingo a sábado. O índice atualizado será divulgado aos sábados à noite.
Pelo novo critério estabelecido pela Prefeitura, mudanças nas normas de combate à Covid-19 podem ser aplicadas a partir da primeira segunda-feira seguinte à divulgação do índice.
O novo parâmetro prevê que, se a taxa de positividade para o coronavírus for maior que 40%, serão aplicadas as restrições mais severas previstas na onda roxa do Minas Consciente, com fechamento de bares e restaurantes para atendimento apenas por delivery ou retirada no balcão, proibição de entrada de consumidores no interior das lojas do comércio e o fechamento das academias, por exemplo.
Já se a taxa de positividade for de 30% a 40%, permanecem as regras em vigor atualmente. Caso o índice for inferior a 30%, o município seguirá diretrizes da onda vermelha do Minas Consciente, que libera o funcionamento de todas as atividades econômicas com imposição de distanciamento social maior e limite para ocupação nos estabelecimentos.
Como o critério da testagem só começará a ser utilizado na próxima semana, não há alteração nas regras em vigor em Uberaba. Com isso, segue autorizada a entrada de consumidores em lojas do comércio e o consumo no interior de bares, restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação, inclusive com música ao vivo. No entanto, mudanças poderão ser feitas a partir do dia 24 deste mês, dependendo da taxa de positividade para Covid-19 apurada entre os dias 16 e 23 de maio.