Proposta de retomar aulas no modelo híbrido na rede municipal é tratada em reunião e apresentada ao MPMG
O plano de retomar as aulas no modelo híbrido na rede municipal de ensino de Uberaba na pandemia foi tratada em reunião virtual na terça-feira (25) com gestores das escolas que ofertam o 5º ano do Ensino Fundamental e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A proposta de retomada também foi apresentada ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em encontro presencial na manhã desta segunda-feira (26).
Segundo a Semed, a ideia é voltar às aulas no modelo híbrido em agosto, contemplando inicialmente as turmas do quinto ano. Este grupo foi escolhido por ser o fechamento das séries iniciais do Ensino Fundamental, que envolve, inclusive, avaliação externa desses alunos por meio de instrumentos como a Prova Brasil. Desde fevereiro, as atividades no município são apenas remotas.
A pasta afirmou que a meta é retomar, também, com as turmas do último período da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Plano apresentado ao MPMG
Em entrevista, a secretária municipal de Educação, Sidnéia Zafalon, explicou que a proposta de voltar às atividades de forma híbrida foi apresentada aos representantes do MPMG e tudo o que foi discutido será colocado em documento, que será entregue na próxima quarta-feira (2).
“Nosso planejamento é que fazer essa retomada em agosto, após o recesso de julho. Conversamos bastante e vamos voltar de forma escalonada. O Ministério Público gostariam do nosso retorno antes disso, mas expliquei que seria inviável. A nossa proposta é que possamos nos organizar para atender o maior número de alunos”, afirmou.
Ainda de acordo com Sidnéia, outro ponto importante para que a retomada funcione é a comunicação entre escolas, famílias e Semed, principalmente em relação à segurança da presença de alunos e servidores nas unidades escolares.
“Caso o aluno ou alguém da família apresentar sintomas de síndrome gripal, pedimos que ele não seja enviado à escola neste nosso retorno híbrido”, ressaltou.
Reunião com gestores
Na reunião de terça, participaram gestores das 31 escolas da rede municipal de Uberaba que ofertam o 5º ano do Ensino Fundamental, a secretária municipal de Educação, Sidnéia Zafalon, a adjunta da Pasta, Cristiana Borges e a diretora de Ensino, Luciana Gouvêa.
Aos gestores, Sidnéia solicitou um levantamento com as famílias para saber quantas vão mandar os filhos para a escola e quantos desses alunos necessitam do transporte escolar. A secretária ainda pediu um apanhado sobre a rede de lógica e equipamentos de informática disponíveis nas unidades, para que o professor tenha condições de oferecer as aulas híbridas com qualidade.
Juntas, as 31 escolas têm 83 turmas de quintos anos que somam 1.929 alunos. Aos gestores também foi solicitado que apurem a disponibilidade de material escolar e uniformes para fornecerem aos estudantes da rede, além dos itens para combate ao novo coronavírus.