Ministro da Saúde atende solicitação do Deputado Federal Aelton Freitas e PRIORIZA vacinação de professores
Após solicitação do Deputado Mineiro Aelton Freitas, Ministério da Saúde emite nota com novas orientações para vacinação contra Covid.
O documento define uma ordem de prioridade para vacinar trabalhadores de educação no país e, na sequência da imunização desse grupo, libera estados e municípios para oferecerem doses também por faixa etária a pessoas com menos de 59 anos sem comorbidades.
A aplicação de doses a trabalhadores da educação já ocorria em alguns pontos do país. Segundo a nota técnica do ministério, a previsão é que a vacinação desse grupo priorize os envolvidos no ensino de alunos mais jovens.
Precisamos de um planejamento nacional e alinhado para garantir um retornos seguro às aulas das escolas públicas e por isso precisamos que todos estejam vacinados, mas também precisamos lembrar dos professores das escolas particulares que estão trabalhando, SEM ESTAREM VACINADOS, e estão atrás de vários grupos que correm menos risco de contaminação.
Eu estou empenhado em garantir que todos os profissionais da educação sejam vacinados e que o Plano Nacional de Vacinação priorizem esse grupo o mais rápido possível!” ressalta o Deputado Aelton Freitas.
O documento sugere que a campanha para esse grupo ocorra com base na seguinte ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA, seguidos por trabalhadores da educação do ensino superior.
Após a vacinação dos trabalhadores de educação, estados e municípios devem manter a previsão de doses aos demais grupos prioritários, ao mesmo tempo em que podem optar por iniciar a vacinação da população geral por faixa etária, em pessoas entre 18 a 59 anos, “de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes”.
Enquanto isso, a vacinação para os demais grupos prioritários –como trabalhadores do transporte coletivo e metroviário, caminhoneiros, trabalhadores industriais e funcionários da limpeza urbana–continuaria a ser aplicada.