Esculturas de dinossauros do projeto “Geopark Uberaba – Terra de Gigantes” terminam de ser instaladas
Terminou nesta terça-feira (15) a instalação das esculturas de dinossauros que compõem o projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes, no Geossítio Santa Rita. Foram instaladas duas novas esculturas nas praças Comendador Quintino e Rui Barbosa. Uma terceira escultura já havia sido instalada em dezembro de 2020 na Praça Manoel Terra.
De acordo com a Prefeitura, cada uma das esculturas é uma réplica em tamanho real de uma espécie de dinossauro que viveu na região. A estátua instalada em 2020 era de um espécime feminino de Maniraptora protegendo o ninho. Nesta terça foram instaladas réplicas de filhotes das espécies Abelissauro e Titanossauro.
Cada escultura é uma réplica de uma espécie que viveu na região — Foto: TV Integração/Reprodução
O Abelissauro foi um dinossauro bípede carnívoro que viveu no período Cretáceo. Quando adulto, ele poderia chegar a 8 metros de comprimento. Já o Titanossauro foi um gênero de dinossauros sauropodes que viveu no mesmo período e podia chegar a até 15 metros de comprimento.
Geopark Uberaba – Terra de Gigantes
O projeto teve início em junho do ano passado e foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec). O objetivo é dar visibilidade ao patrimônio fóssil de relevância nacional e mundial da cidade para que ela possa se candidatar à Rede Mundial de Geoparks da Unesco.
Primeira estátua foi instalada em dezembro de 2020 — Foto: André Santos/Prefeitura de Uberaba
As três esculturas divididas nas três praças formam o Geossítio Santa Rita, localizado no centro histórico da cidade. Além das esculturas, há também um complexo turístico com Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Geoloja e Café, e Restaurante e Choperia Geopark. O local é um complemento ao Museu dos Dinossauros e no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP), que fica a 20 km da cidade.
“Teremos réplica na Praça Manoel Terra, que vai indicar a direção do Geossíto Santa Rita e marcar o início desse circuito que levará o turista para a Praça Comendador Quintino, onde teremos outra réplica de um filhote de dinossauro. E a terceira será construída na Praça Rui Barbosa, em frente à Catedral Metropolitana”, afirmou a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Anne Florence Marie Roy Nóbrega, em dezembro do ano passado.
As obras foram criadas pelo paleoartista Rodolfo Nogueira, graduado em desenho industrial pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Elas foram modeladas em computador e depois projetadas em impressão 3D. A estrutura interna é metálica, com uma cobertura de cimento e fibra de vidro, que foram esculpidos para formar as escamas dos animais.