UPAs de Uberaba remanejam leitos de COVID para outras doenças
As duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Uberaba – São Benedito e Parque do Mirante – apresentaram lotação nesta terça-feira (22). Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra a situação de pacientes acamados em corredores da UPA São Benedito. Por causa disso, é previsto o remanejamento de leitos anteriormente destinados a pacientes com sintomas da Covid-19 para usuários que têm procurado as unidades para atendimentos clínicos (veja detalhes mais abaixo).
Para comentar o assunto, a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), responsável pela administração das UPAs, informou em nota que, somando as duas unidades, são 93 pacientes que aguardam transferências para hospitais de média e alta complexidade.
Na UPA Parque do Mirante, dos 46 pacientes internados, 10 aguardam transferência para alguma unidade hospitalar, sendo que outros 12 já estão regulados para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), e também aguardam encaminhamento para a unidade.
Já na UPA São Benedito, dos 47 pacientes internados, 28 estão inseridos no Sistema Nacional de Regulação (SisReg), sendo que cinco deles também foram regulados para o HC-UFTM, e aguardam autorização do hospital para serem encaminhados.
Ainda na UPA São Benedito, na manhã desta terça-feira, dos 14 leitos de Ala Vermelha, que tem somente casos de síndrome gripal, Covid-19 ou suspeita de coronavírus, apenas três estão vagos. Na ala de Urgência e Emergência, para tentar suprir a demanda após a lotação, outros dois leitos extras foram criados em caráter emergencial.
A Funepu também afirmou que, em ambas unidades, há ainda pacientes que aguardam para a realização de exames e/ou aguardam resultados de procedimentos já realizados para passarem por reavaliação médica.
Diante da situação, a Funepu ressaltou a importância de os usuários procurarem as UPAs apenas em casos de extrema necessidade, e que se enquadrem no perfil de funcionamento dessas unidades, que tem por característica atendimentos de urgência e emergência. Sendo que, em situações mais simples, o indicado continua sendo procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Leitos são remanejados
Devido ao aumento considerável de pacientes nas UPAs nos últimos dias, a Funepu anunciou, na tarde desta terça-feira, uma nova organização para os atendimentos nas unidades. A medida prevê, principalmente, o remanejamento de leitos anteriormente destinados a pacientes com sintomas da Covid-19, para usuários que têm procurado as unidades para atendimentos clínicos.
Segundo Jesislei Rocha, presidente da Funepu, a Fundação percebeu que, últimos dias, houve uma redução na quantidade de pacientes com sintomas respiratórios, mas, ao mesmo tempo, os atendimentos clínicos aumentaram consideravelmente.
Aliado a isso, a entidade tem enfrentado a dificuldade na transferência de alguns pacientes, e os reflexos têm sido amplamente compartilhados em grupos e redes sociais.
“É algo que foge ao nosso controle, mas também não podemos simplesmente negar atendimento médico. Pensando nisso, estamos fazendo um realimento da divisão dos leitos nas unidades, que atualmente estão separados entre ‘pacientes Covid e Não Covid’, para que a área que mais tenha necessidade, consiga ter mais estrutura disponível” acrescentou Jesislei.
Ainda de acordo com a presidente da Funepu, a mudança afeta principalmente a UPA São Benedito, que atualmente apresenta a situação mais crítica. No local, seis leitos anteriormente destinados a pacientes com sintomas do novo coronavírus já foram remanejados para outros atendimentos clínicos.
“Importante destacar que toda essa logística tem sido desenvolvida de modo estratégico, considerando o atual cenário da unidade, garantindo ainda que nenhum paciente com sintoma da Covid fique sem o atendimento necessário, reforçando ainda que toda a organização do local segue sendo feita respeitando, claro, normas de segurança em saúde, para que pacientes clínicos não fiquem em contato com pacientes com sintomas respiratórios”, destacou.