Cidade

Projeto produz guia de ciclismo com percursos e trilhas no Geopark Uberaba

Um projeto de extensão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) produziu um guia de ciclismo com os principais percursos e trilhas urbanos e rurais no Geopark Uberaba. Além de dicas para um pedal seguro, o guia traz informações importantes sobre os locais e trajetos, bem como fotos, vídeos e mapas para interessados e iniciantes na prática da modalidade na região do Geopark. O guia pode ser acessado neste link.

O projeto “Bora Pedalar?: conhecendo as trilhas do Geopark Uberaba”, vinculado ao Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas da UFTM, foi coordenado pela professora Beatriz Gaydeczka e desenvolvido com a colaboração de docentes de outros institutos, técnicos administrativos e discentes, de outubro de 2020 a fevereiro de 2021.

Ao todo, foram dois percursos e sete trilhas destacados, que variam de dificuldade e distâncias (veja a lista ao fim da matéria). Segundo a coordenadora, foi feita a coleta de materiais (fotografias, vídeos, mapas) para descrever as principais características dos lugares, levantamentos de dicas de cuidados essenciais ao ciclista para o passeio seguro, avaliação de critérios de dificuldade das trilhas e recomendações ambientais.

– Esperamos que o guia incentive a construção da mobilidade cultural, saudável e sustentável, a fim de divulgar os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte, de prática esportiva e de lazer, bem como leve o cidadão a conhecer e vivenciar os espaços, as paisagens, a infraestrutura e os recursos naturais da região do Geopark Uberaba – disse a professora Beatriz Gaydeczka.

Projeto detalha os percursos e traz informações importantes, bem como fotos, mapas e vídeos de forma interativa — Foto: Reprodução

Projeto detalha os percursos e traz informações importantes, bem como fotos, mapas e vídeos de forma interativa — Foto: Reprodução

O projeto faz questão de destacar que as distâncias apresentadas correspondem ao início e ponto final do percurso ou trilha e não contabilizam a quilometragem da volta. Caso o ciclista volte pelo mesmo trajeto, é necessário dobrar a distância. Mais informações sobre cada trilha são obtidas por um QR code no guia, como mostra a imagem acima.

O Geopark Uberaba – Terra de Gigantes integra sítios e geossítios dispersos pela cidade que retratam as riquezas geológicas, a herança histórica e a cultural local.

Veja abaixo os percursos e trilhas detalhados no projeto

Percurso: Parque das Barrigudas – Parque das Acácias (Piscinão)
Distância: 10 km
Dificuldade: leve
Tempo de ida: 1h

Percurso: Praça Pôr do Sol – Bairro Beija-Flor (Uberaba)
Distância: 16 km
Dificuldade: leve
Tempo do trajeto: 1h

Trilha: IFTM – Cachoeira da Léia
Distância: 17 km aproximadamente
Dificuldade: moderada
Tempo de ida: 1h

Trilha: Cachoeira da Léia – Orquidário – Epamig – Praça Uberaba Shopping
Distância: 10 km aproximadamente
Dificuldade: moderada
Tempo de ida: 1h aproximadamente

Trilha: Parque do Café
Distância: 14 km
Dificuldade: moderada
Tempo de ida: 1h

Trilha: Parque do Café – Lagoa Azul
Distância: 7 km
Dificuldade: moderada
Tempo de ida: 30 min

Trilha: Mirante da Fazenda Agronelli
Distância: 24 km
Dificuldade: difícil
Tempo de ida: 1h30

Trilha: Cachoeira Vale Encantado de Uberaba
Distância: 30 km
Dificuldade: muito difícil
Tempo de ida: 2h30

Trilha: Peirópolis pela Fazenda Mula Preta
Distância: 25 km
Dificuldade: difícil
Tempo de ida: 2h

Deixe um comentário

Agenda de Eventos