Geral

Covid-19: lar para idosos tem surto da doença e uma moradora morre

Uma moradora de 65 anos do lar para idosos André Luiz, em Uberaba, morreu no domingo (4) devido ao agravamento da Covid-19. A instituição localizada no Parque das Américas registrou surto com 1 diretor, 4 funcionários e 11 dos 23 internos testando positivo para a doença.

Nesta segunda-feira (5), a chefe da seção de Vigilância de Agravos da Prefeitura, Isabela Lacerda, explicou durante entrevista a suspeita de como o surto foi iniciado e como está sendo realizado o monitoramento dos contaminados no lar (veja vídeo).

Contaminação

De acordo com a direção do lar, uma moradora acamada teve o quadro da doença agravado no domingo e não resistiu. Os outros 10 moradores que testaram positivo estão com sintomas leves.

A instituição contratou 4 profissionais para atender exclusivamente esses internos que estão isolados dos demais que não testaram positivo para o coronavírus. Já os 4 colaboradores e o diretor contaminados foram afastados e estão em isolamento domiciliar.

“No momento, estamos realizando o isolamento em corte, onde colocamos os moradores contaminados em quartos separados dos demais para evitar novas contaminações. Já os funcionários são afastados e ficam em isolamento domiciliar com acompanhamento de profissionais da Prefeitura”, explicou a chefe da seção de Vigilância de Agravos de Uberaba.

No entanto, o número de casos positivos pode aumentar, pois a Secretaria de Saúde realizou nova testagem nos internos e funcionários na manhã desta segunda-feira. O resultado dos exames não foi divulgado.

Ainda conforme Lacerda, o cenário atual da instituição é de surto para Covid-19 e deve permanecer nesse estágio por, pelo menos, 42 dias. A Prefeitura realiza o monitoramento diário através de contato com os profissionais de saúde do lar.

“O surto só é encerrado após 42 dias do último paciente sintomático. Assim que se passam 42 dias sem novos sintomáticos aí sim encerramos o surto. Fazemos o monitoramento através da equipe de enfermagem da instituição, que nos passa se houve o aparecimento de novos sintomas. Casos apareça novos sintomáticos, uma técnica do Município se desloca até o local e realiza a testagem. Também pedimos que a Codau faça sanitização do local nesta segunda”, falou.

Idosos de asilo no Parque das Américas, em Uberaba, testam positivo para Covid-19

Suspeita

Segundo Isabela Lacerda, a suspeita é que transmissão tenha ocorrido a partir de uma funcionária, que foi a primeira a sentir os sintomas. Os idosos não estão recebendo visitas e também não estão saindo da instituição. O contato com familiares só é realizado por videoconferência

“Havia uma técnica de enfermagem que foi a primeira a ser contaminada. Assim que percebeu que estava com sintomas, foi afastada e testada. Como testou positivo, todos os idosos e funcionários foram testados também. Na primeira etapa de testes, 7 idosos tiveram resultado positivo, sendo alguns assintomáticos, e 4 profissionais de saúde positivos para a doença”, acrescentou Lacerda.

A chefe da seção de Vigilância de Agravos enfatizou ainda sobre a necessidade de manutenção das medidas de segurança mesmo após a vacinação. “Mesmo com a vacinação é importante manter os cuidados. A vacinação ajuda a diminuir a taxa de mortalidade e os casos graves, mas não isenta de a pessoa ser contaminada novamente ou de pegar pela primeira vez quem ainda não foi contaminado”, concluiu Isabela Lacerda.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos