Procon multa duas agências bancárias por aglomeração
Quinto dia útil do mês movimentou as agências bancárias em Uberaba. A data reúne pessoas para receber seus salários e os bancos ficam lotados com filas e muitas vezes com aglomerações. Nesta quarta-feira (8) duas agências bancárias em Uberaba foram multadas por não estarem seguindo as normas do decreto atual de medidas sanitárias contra a covid-19. No mês passado, oito agências bancárias foram multadas pelo Procon entre os dias 4 e 8 de junho. A multa aplicada em junho foi de R$ 25 mil. Por serem reincidentes, as duas agências multadas neste dia 7 mês receberam uma multa de R$ 40 mil reais.
Nesta manhã, a reportagem do Jornal da Manhã esteve no centro de Uberaba, onde operam diversas agências bancárias. A situação encontrada foi que algumas agências estavam cumprindo as normas e outras não. Em uma agência havia um funcionário na entrada, distribuindo senhas e verificando o espaçamento entre as pessoas que aguardavam na fila. Já em uma outra agência não tinha nenhum tipo de controle entre as pessoas que aguardavam do lado de fora. Um senhor que preferiu não se identificar abordou a reportagem para avisar que fazia mais de uma hora que aguardava a entrada na agência, pois não havia fila preferencial para idosos.
Sobre essa agência especificamente, o presidente do Procon Uberaba, Anderson Romero, explicou que foi uma das agências reincidentes no dia 7 e os responsáveis se recusaram a assinar o termo da autuação. “Essa agência em específico tem sido bem complicada. Quando a fiscalização esteve lá na última vez, eles se recusaram a assinar o termo da autuação. Eles alegam que não têm como dar a senha externa”, explica.
O presidente do Procon Uberaba reitera que a fiscalização está sendo feita. “E estamos sendo categóricos, a multa será alta”, alerta Romero. Segundo ele, não é possível fechar as agências, pois os mais prejudicados seriam os consumidores. Então cabe ao Procon buscar fazer com que as normas sejam cumpridas e cada vez que houver reincidência o valor terá acréscimo. Anderson acrescentou estar estudando a possibilidade de publicar no Porta-Voz as autuações das instituições bancárias na intenção de buscar inibir a reincidência.
O presidente do Sindicato do Bancários em Uberaba explicou que os bancos estão passando por um momento delicado. Um desses bancos que foi reincidente teve duas agências fechadas no município recentemente. Segundo Diego Bunazar, a categoria tem passado por cortes de quadros e, como as agências estão fechando, os atendimentos acabam se concentrando em um só agência.
Diego Bunazar também disse que a questão da prova de vida para quem recebe benefícios como do INSS, por exemplo, também aumentou o fluxo de pessoas nos bancos. “As pessoas às vezes escutam pela imprensa que a prova de vida retornou e que terão os benefícios cortados se não fizerem. Tem gente aí que tem quatro, cinco meses de prazo e está indo à agência”.
Outro ponto levantado pelo líder sindical é com relação às agências que precisam ser fechadas por explosão de casos de Covid. Bunazar defende que os bancários deveriam estar incluídos entre os grupos prioritários, já que lidam com grande fluxo de pessoas diariamente. Tanto que é comum encontrarmos agências bancárias fechadas para desinfecção do local. No momento tem uma no centro de Uberaba que está fechada por este motivo, e na semana passada uma outra agência da mesma instituição no bairro São Benedito esteve fechada para isso.