Eventos são liberados em Uberaba, mas convidados terão de fazer teste para Covid
Assim como Belo Horizonte, a Prefeitura de Uberaba decidiu permitir o retorno de eventos sociais, mas mediante realização de testes para a Covid em todos os convidados que ainda não foram totalmente imunizados por meio de vacinas.
O município do Triângulo Mineiro publicou na noite desta sexta-feira (9) um decreto com novas regras para o funcionamento dos mais diferentes tipos de estabelecimentos comerciais. De acordo com a atualização das normas, fica permitida a realização de eventos corporativos, festivos, sociais, familiares e leilões presenciais com público de até 250 pessoas.
Todos os participantes dos eventos terão de realizar realizado o teste de PCR ou antígeno, em até 72 horas antes do evento ou então a imunização completa, respeitando a janela imunológica após 15 dias da segunda dose ou dose única. Quem já está imunizado no município pode pegar um comprovante digital no aplicativo Saúde Digital. Veja mais aqui.
Além disso, a capacidade de público deverá ser calculada conforme uma pessoa para cada quatro metros quadrados em ambientes abertos e uma pessoa a cada dez metros quadrados em ambientes fechados. Os eventos poderão ser realizados de domingo a quinta-feira até às 23h, e sexta e sábado até 1h.
Segundo a prefeitura, a flexibilização foi possível devido à redução nos índices da Covid no município. O município faz um cálculo que leva em consideração pesos e porcentagens dos indicadores: Taxa de Ocupação de Leitos, Taxa de Positividade e Variação da Incidência dos últimos 15 dias. O índice está em 1,5 – se estivesse acima de 2,5, estaria em situação crítica.
O novo decreto também prevê que bares e restaurantes poderão funcionar de domingo a quinta, até às 23h. Às sextas e sábados, o funcionamento fica liberado até 1h, seguindo as leis municipais vigentes. Está liberado o funcionamento de shopping centers, cinemas e parques infantis todos os dias, até às 22h. Os trenzinhos infantis poderão circular aos sábados e domingos, até às 22h.
Feiras gastronômicas e igrejas podem ficar abertas até 23h. Fica permitida também a prática esportiva no Complexo Esportivo Murilo Pacheco e no Parque das Acácias – Piscinão.