Polícia

Convidados do governador do DF provocam quebra-quebra e balbúrdia em hotel em Uberaba

Seis pessoas foram detidas em um hotel no Bairro Recreio dos Bandeirantes, em Uberaba, após a comemoração de 50 anos do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) em uma fazenda na zona rural. Segundo a Polícia Militar, os convidados do político foram levados para a delegacia por perturbação do sossego, desacato e dano ao estabelecimento. Outras festas ocorreram na cidade no fim de semana e mais pessoas foram autuadas; veja abaixo.

Confusão em hotel

Por volta de 1h do último sábado, um funcionário do hotel ligou para a PM pedindo que providências fossem tomadas em relação a alguns hóspedes que causavam transtornos no estabelecimento.

Ao chegarem ao local, os militares foram informados pelo gerente que estes hóspedes consumiram bebida alcoólica, quebraram várias garrafas de cerveja na recepção e arremessaram álcool em gel nos funcionários.

Toda a movimentação foi gravada por câmeras de segurança do local. O gerente também informou à PM que pediu, por várias vezes, que eles parassem a perturbação, mas não foi atendido.

Em seguida, a PM foi até o quarto onde eles estavam hospedados. Após chamá-los várias vezes, os policiais foram recepcionados por um homem. Segundo a polícia, no momento da abordagem, ele disse apenas que se tratava de advogado e que não era obrigado a se identificar, dizendo “vocês não sabem com quem estão mexendo. Somos de Brasília”. Depois, ele foi identificado como um advogado e empresário de 47 anos.

Ainda segundo a PM, de dentro do quarto, os outros cinco hóspedes, embriagados, diziam coisas pejorativas à equipe policial como:

“Policiais de merda, aqui vocês não entram”; “Somos chegados de deputados, não somos obrigados a identificar para vocês”; “Vocês não sabem com quem estão mexendo, somos de Brasília”.

A PM informou que devido ao estado de embriaguez que se encontrava, o grupo se recusou a assinar um TCO no local, sendo necessário dar voz de prisão em flagrante delito aos seis hóspedes por perturbação do sossego, desacato e dano.

Todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Plantão, onde foram ouvidos e liberados. Entre os convidados que foram detidos estavam advogados, empresários e funcionários públicos de Brasília, de 25, 33, 44, 47, 49 e 55 anos de idade.

Mas os nomes dos envolvidos não foram divulgados pela PM, por isso, não foi possível procurar cada um para se manifestar sobre o caso. O Governo do Distrito Federal foi procurado para comentar a respeito, mas não houve retorno até a última atualização desta reportagem. Apenas uma nota foi enviada informando que na verdade foram 7 pessoas detidas e não 6.

Festa em fazenda

Governador do Distrito Federal faz festa de aniversário com show em Uberaba

Convidados publicaram em redes sociais fotos e vídeos da festa de aniversário do governador Ibaneis, que contou com show do cantor sertanejo Bruno, da dupla com Marrone.

Nas imagens na internet os convidados apareceram sem máscara e sem distanciamento social. Na lista estavam figuras da política como a deputada federal e ex-secretária de Esporte do DF, Celina Leão; o controlador-geral do DF, Paulo Martins; e a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha.

festa também foi em comemoração ao aniversário do ex-chefe da Casa Civil, Valdetário Monteiro, que completou 50 anos no sábado, assim como Ibaneis. O ex-secretário pediu demissão em 2020. Ele e o governador são amigos pessoais.

Ex-chefe da Casa Civil do DF, Valdetário Monteiro, e cantor sertanejo Bruno, na festa de aniversário de 50 anos de Ibaneis Rocha — Foto: Instagram/Reprodução

Ex-chefe da Casa Civil do DF, Valdetário Monteiro, e cantor sertanejo Bruno, na festa de aniversário de 50 anos de Ibaneis Rocha — Foto: Instagram/Reprodução

Decreto diante da pandemia

O decreto que permitiu a realização de eventos corporativos, sociais e familiares em Uberaba foi publicado na última sexta-feira (9) e começou a valer no dia seguinte. De acordo com o texto, aos sábados, as festas podem ocorrer até 1h e, aos domingos, até 23h.

O decreto afirma que, para participar dos eventos, a pessoa deve apresentar um teste negativo para o coronavírus de até 72 horas antes. Também pode participar quem já completou o ciclo de imunização, com as duas doses da vacina, tendo um prazo de 15 dias desde que tomou a última dose.

Ainda segundo o decreto, os eventos devem ter um distanciamento a ser mantido entre as pessoas. Em ambientes abertos, a ocupação deve ser de uma pessoa a 4 m². Em ambientes fechados, a ocupação deve ser de uma pessoa a cada 10 m². A capacidade máxima é de 250 pessoas.

O governador Ibaneis Rocha tomou a primeira dose da vacina AstraZeneca em 19 de maio. Segundo o GDF, a segunda dose está marcada para 11 de agosto.

Fiscalização

Covid-19: Guarda Municipal de Uberaba fiscaliza cumprimento de decreto

Segundo a Prefeitura, a festa do governador não foi fiscalizada, pois, a fiscalização da Patrulha Mista fora do perímetro urbano ocorre apenas quando há denúncias ou quando já está no radar da Guarda Municipal a investigação de movimentação suspeita.

O Município também informou que não teve comunicação à Prefeitura, pois eventos familiares não necessitam desse procedimento, mas penas eventos comerciais.

“Em que pese estarmos sob a vigência de um decreto que exige procedimentos para a realização de eventos, entendemos que a liberdade e o direito de ir e vir do cidadão deve ser respeitado e da mesma forma o cidadão deve responder pelos seus atos. Não sabemos se na festa específica do aniversário do governador do DF o decreto foi desrespeitado”, diz o texto.

Outras fiscalizaçoes no fim de semana

Sobre as fiscalizações de cumprimento de medidas previstas no Decreto Municipal 674, a Prefeitura divulgou ao G1 que, entre os dias 9 e 11 de julho, foram 22 autuações e uma interdição.

Com relação às autuações, foram seis por falta de uso de máscaras, nove por aglomerações, duas autuações por reunião familiar evento ou festa, quatro autuações por perturbação do sossego e uma por uso de espaço público por mesas e cadeiras. A interdição foi por realização de festa em desconformidade com o instituído no decreto.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos