Idoso é detido por suspeita de injúria racial contra adolescente
Um idoso de 67 anos foi detido por suspeita de injúria racial na sexta-feira (16), em Uberaba. Segundo a Polícia Militar (PM), ele acusou um adolescente de 15 anos de furto e o ofendeu com frases racistas; a carteira que supostamente havia sido roubada foi encontrada posteriormente na moradia do próprio idoso.
Aos policiais, o garoto relatou que havia ido até a casa do idoso para procurar por uma pipa no quintal, mas que por medo do cachorro, não entrou na residência. Ele ainda contou que, após o vizinho relatar que não havia achado o brinquedo, retornou à casa onde morava e, minutos depois, o idoso apareceu com batidas fortes no portão, o acusou de furto e o atacou com falas racistas.
Na versão do idoso à PM, ele confirmou parte da história do adolescente, mas disse que quando retornou para avisar que não havia achado a pipa, o garoto não estava mais no local. O idoso também contou que ao dar falta da carteira, foi até a casa do menino e o questionou sobre o objeto, mas negou ter sido racista. Ainda segundo o autor, o adolescente portava uma faca e o teria ameaçado de morte.
Em relato aos policiais, ele disse que ao retornar a residência encontrou a carteira no quintal e voltou a casa do garoto para pedir desculpas. Uma testemunha contou à PM que o idoso estava muito nervoso e que ele havia, de fato, acusado o garoto de furto e falado ofensas racistas.
A polícia informou que o idoso foi encaminhado à delegacia por suspeita de injúria racial e o adolescente por ameaça. A Polícia Civil relatou ao G1, que ambos assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados até que as investigações sejam concluídas.