Prefeita Elisa Araújo ressalta a prioridade de finalizar a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 18 anos.
Apesar da manifestação do governo federal sobre a vacinação de adolescentes contra a Covid-19, ainda não há previsão para o início do atendimento do público entre 12 e 17 anos em Uberaba.
Em postagem publicada nas redes sociais, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) ressaltou que a prioridade no momento é finalizar a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 18 anos. “Com a chegada das doses e o nosso avanço semanal, estamos próximos dessa meta”, continua a mensagem.
No entanto, Elisa posicionou que a efetiva vacinação dos adolescentes também depende do Ministério da Saúde oficializar a orientação no Plano Nacional de Imunização para aplicar as doses a menores de 18 anos em geral.
A disponibilidade de imunizantes é outro fator que deve interferir na velocidade para vacinar os adolescentes na cidade. Com redução na velocidade das remessas na última semana, a Prefeitura suspendeu temporariamente a aplicação de primeira dose na sexta-feira (30) e interrompeu o avanço da vacinação por faixa etária.
A previsão era chegar aos adultos de 29 anos neste fim de semana, mas a Secretaria Municipal de Saúde aguarda a entrega de novo carregamento de vacinas para retomar o cronograma. Por enquanto, não foi dado prazo para a volta da aplicação da primeira dose para ampliar a cobertura por faixa etária.
Uma nova remessa com 648.400 doses de vacina contra a Covid-19 foi entregue em Minas Gerais neste fim de semana. Entretanto, os imunizantes só devem ser enviados para as regionais na terça-feira (3). O estoque deve ser distribuído às prefeituras do interior no dia seguinte.