Todas as agências bancárias de Uberaba já foram notificadas pelo Procon
100% das agências bancárias de Uberaba foram autuadas com aplicação de multa pela Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon. A informação é do chefe da Seção de Fiscalização e Acompanhamento de Preço do Procon Uberaba, Humberto Raphael de Souza. Ainda de acordo com Humberto, somente nesta semana, três agências foram autuadas.
A falta de distribuição de senhas e o tempo de espera dos consumidores na fila para atendimento continuam sendo os principais motivos de autuação contra as instituições financeiras. “Todas essas agências já foram multadas, portanto, o projeto já transcorreu. Já deu oportunidade de eles manifestarem no processo com condenação a pagamento de multas”, explica o chefe.
Segundo levantamento do Procon, até o dia 3 de agosto, no ano de 2021 21 decisões administrativas haviam sido aplicadas, sendo o não fornecimento de senhas eletrônicas o topo de principais causas. Humberto reforça que todas as agências já foram multadas por demora na fila e não entrega de senhas eletrônicas.
“Nós fizemos uma investigação de que as agências bancárias usaram o artifício de que os consumidores estavam fora das agências [quando estavam nas filas]. A lei 10.304 já preconiza que a partir do ingresso do consumidor na fila, ele tem o direito constitucional sendo guardado na entrega das senhas eletrônicas. Justamente, quando faz a entrega das senhas eletrônicas, já começa a contar o horário que esse cliente entrou na fila para ser atendido pela agência”, reforça.
No ranking de reclamações da Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Uberaba), os bancos lideram nos sete primeiros meses de 2021. Ainda segundo a fundação, 16,59% das reclamações são feitas contra bancos.