Rede municipal abre segunda etapa de volta às aulas hoje
Entra em vigor a segunda etapa do plano de retomada das atividades pedagógicas presenciais na rede municipal, nesta segunda-feira (16). Gestores das unidades de Ensino Fundamental participaram de reunião virtual com a Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) sobre o assunto na última semana.
Também na última semana, um aluno de uma escola municipal de Uberaba testou positivo para Covid-19, porém, a situação não acarretou na interrupção do plano de retomada gradual das aulas presenciais.
Nesta etapa, voltam os alunos do 1° ao 4° ano, conforme disposto na Portaria 0049/2021, que estabeleceu as diretrizes para o retorno gradual e híbrido. Do total de 27.472 estudantes da rede municipal de ensino, 8.707 estão matriculados nessas séries.
Considerando os números referentes à primeira fase do plano de retomada, iniciado dia 4 de agosto, a previsão é de que 20% desse universo assista às aulas presencialmente, ponderou a secretária de Educação, professora Sidnéia Zafalon.
Caso o total de alunos presencialmente supere o permitido conforme medidas de biossegurança, a secretária lembrou que as escolas e Cemeis farão o revezamento semanal das turmas.
Além disso, ela reforçou que o plano também assegura às famílias o direito de escolherem se enviarão ou não seus filhos às aulas presenciais.
Na reunião da última sexta-feira (13) com os gestores, foram tratados temas como merenda escolar, transporte e conectividade. Chefe do Departamento de Educação Tecnológica da Semed, Luiz Henrique Araújo informou que na próxima semana a Educação licita a aquisição de internet de alta velocidade para servir às unidades de ensino da rede municipal, assim como fará pregão para ampliar a oferta de wifi.
A meta, segundo ele, é oferecer os serviços já em setembro. Secretária adjunta da Educação, a professora Cristiana Borges reforçou que o cardápio da merenda escolar já foi revisto e os alunos receberão refeição três dias da semana e nos outros dois, pão recheado acompanhado por uma bebida, suco ou leite. Além disso, ela pontuou que pais e responsáveis pelos alunos que assistem às aulas presencialmente podem solicitar os uniformes escolares aos gestores das unidades de ensino.
A retomada das aulas no modelo híbrido terá ainda mais uma fase, dia 1º de setembro, quando voltam os alunos do pré-I e do 6º ao 9º ano. Alunos de 0 a três anos seguem com as aulas remotas, destacou Sidnéia.
Ainda segundo a secretária de Educação, a cada etapa são considerados o cenário da pandemia e as medidas de biossegurança em vigor. “Todas as nossas ações são antecedidas de muito planejamento, tanto em relação à segurança quanto ao processo de ensino-aprendizagem”, destacou Sidnéia, que já visitou cerca de 60 unidades de ensino, antes e após as retomadas das aulas presenciais.