População desfila pelas principais ruas de Uberaba no 7 de Setembro; confira clicks
Carros, motos, caminhões e uniforme verde amarelo, foi assim que a manhã de manifestações pró-governo em Uberaba começou. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se concentraram em três pontos da cidade e passaram por vários locais através de carreata, motociata e caminhada. O encerramento ocorreu na avenida Fidelis Reis, na altura da rua Padre Zeferino.
Os bolsonaristas começaram a se reunir por volta das 10h, no Parque das Barrigudas (motos e caminhões), Uberabão (pedestres) e Praça Pôr do Sol (carros). Os grupos seguiram trajetos diferentes, mas desfilando pelas principais vias da Uberaba. Apenas os caminhões foram para a BR-050, onde ocupam as laterais da pista, próximo ao posto da Uberdiesel, sem obstruir o trânsito.
Um dos organizadores dos atos, Ricardo Telles, explicou previamente para a reportagem que a segurança foi um ponto muito debatido em reuniões com a Guarda Municipal e Polícia Militar, para que a manifestação fosse ordeira, pacífica e sem incidentes.
Também foram contratados banheiros químicos e a Codau cedeu o carro de água. Quanto à pandemia, para evitar a disseminação do coronavírus, o uso de máscara foi exigido, conforme Ricardo.
Balanço preliminar.
Por volta das 13h, já no fim dos atos, Ricardo Telles traçou um balanço preliminar e afirmou que a manifestação atingiu o objetivo em relação à participação e segurança. “Posso falar que foi um sucesso, sucesso de organização, sucesso de público, porque nós tivemos muitos carros, muitos caminhões. Nós contamos algo em torno de 50 caminhões. Moto atingiu o objetivo, eles falaram que seria 400 e acho sim que passou essa quantidade, pois foram muitas motos”, afirmou. “Se for contar no total creio que atingimos o objetivo que eu tinha falado, que era algo em torno de 50 caminhões, umas 400 motos e acho que o público total atingiu as 10 mil pessoas.”
Até o momento em que falou com a reportagem, nenhum boletim de ocorrência ou incidente havia sido registrado. Ricardo destacou que algumas pessoas que saíram da Praça Pôr do Sol optaram por não parar no encerramento na Fidelis Reis, possivelmente por causa da pandemia
Confira as fotos:
As pessoas que participaram da carreata se reuniram na Pôr do Sol
Já no Uberabão, os pedestres que caminharam se concentraram
Momento em que os carros e as motos começaram a chegar. A orientação foi que os veículos, após a carreata, estacionassem nas ruas adjacentes