Geral

Profissionais e especialistas negros são convidados a participarem de guia de fontes do Manual de Comunicação Antirracista em Uberaba

Um Manual de Comunicação Antirracista é elaborado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) de Uberaba. Uma das seções do manual será o guia de fontes para jornalistas, com especialistas negros uberabenses das diversas áreas do conhecimento, qualificados para conceder entrevistas, esclarecendo, ao público, temas diversos tratados na mídia.

Para isso, foi disponibilizado formulário on-line para cadastrar profissionais interessados em participar do guia. As informações solicitadas incluem formação acadêmica, área de atuação e assuntos sobre os quais estão aptos para dar entrevistas ou emitir opiniões.

Segundo a jornalista e secretária de Comunicação, Celi Camargo, o manual pretende incentivar a construção de novos repertórios e novos caminhos para uma comunicação plural e antirracista.

“O conhecimento sobre as temáticas raciais é uma das chaves para a transformação. Por isso, a luta antirracista deve ser de todos. É importante capacitar comunicadores para que possam perceber práticas, falas e pensamentos racistas no dia a dia, refletidos nos produtos do trabalho da mídia”, afirmou.

Manual de Comunicação Antirracista

O produto multimídia é um guia para combater o racismo no exercício do Jornalismo, da Publicidade e do Audiovisual, além de se estender para as demais áreas da Comunicação Social.

Também é um instrumento de promoção à igualdade racial, reforçando a valorização da história, da cultura e das personas afro-brasileiras de Uberaba.

O Manual é desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial (Cpir) e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).

Deixe um comentário

Agenda de Eventos