Cidade

Número de óbitos por Covid em Uberaba volta a subir

Após queda constante no número de óbitos, Uberaba voltou a apresentar, no Boletim Epidemiológico de terça-feira (28), um número expressivo de pessoas que perderam a vida para a doença. Foram cinco óbitos em um dia, mais da metade do resultado apresentado na semana anterior, quando foram apresentados sete óbitos, somando todas as mortes da semana. O número de novos casos também apresentou alta. Até terça, foram registrados 256 novos casos, contando a partir de domingo (26), pouco mais da metade do resultado total apresentado na semana passada, que foi de 480 novos casos.

Quando se trata dos leitos Covid-19, até o momento, estes apresentam estabilidade. Durante a semana passada, o número de leitos disponíveis registrado pelo município se manteve entre 60 e 65 leitos de UTI Covid disponíveis nas redes pública e privada, mostrando uma queda na disponibilidade somente na segunda-feira (27), quando estavam disponíveis 56 leitos.

O mesmo caso se aplica aos leitos de enfermaria Covid-19. No período de tempo analisado, o menor número de leitos disponíveis apresentados foi de 95 e o maior, de 106. No entanto, com o aumento de casos de terça, ainda é preciso esperar os efeitos que essas pessoas contaminadas terão nos leitos Covid-19.

Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, através da assessoria de comunicação da Prefeitura de Uberaba, buscando uma explicação para o aumento de mortes e infecções pela Covid-19. Larissa Barbosa, chefe do Departamento Epidemiológico, afirma que o aumento de casos ainda está em observação.

“A Covid-19 tem um comportamento epidemiológico ainda inconstante, instável em alguns momentos. Estamos vivendo o reflexo do feriado prolongado em setembro. Então, as pessoas estão se contaminando e contaminando outras em decorrência desse período. Além do que, toda segunda-feira nós temos um número bem inferior [de casos], porque no fim de semana nós temos uma baixa procura do serviço de Saúde. Logo, na segunda-feira, essa proporção de busca pelo serviço de Saúde é invertida, então, ela é maior. Então, na terça-feira nós temos um quantitativo de testes positivos maior. Nós podemos observar que toda terça-feira esse comportamento é recorrente. Então, todas as terças-feiras nós vamos apresentar um número maior de casos se comparado com os demais dias da semana”, explica a chefe de Departamento.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos