Cidade

Fechamento de reservatórios de água no fim de semana possibilita reequilíbrio do abastecimento na maioria dos bairros

As manobras de fechamento dos Centros de Reservação (CRs) de Uberaba feitas no fim de semana possibilitaram um reequilíbrio no sistema de abastecimento na maioria dos bairros, afirmou a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau).

A exceção foi a região Sudeste, onde estão localizados o CR-5, no Bairro Abadia, e o CR-13, no Bairro Vallim de Mello, que amanheceram nesta segunda-feira (7) com uma reservação abaixo do esperado. Ainda segundo a Codau, há uma tendência de intermitência destes dois CRs ao longo do dia.

“Por isso, as equipes de engenharia da autarquia trabalham com a previsão de fechamento dos CR-13 e CR-5 entre 23h desta segunda-feira e 4h da madrugada de terça-feira (8) para recuperação de nível”, informou a Codau.

Os bairros afetados são:

  • CR-5: Silvério Cartafina, Costa Telles, Leblon, Cidade Jardim, Abadia, Nossa Senhora Aparecida
  • CR-13: Parque das Aroeiras, Jardim Itália, Isabel Nascimento, Jardim Santa Clara, Rio de Janeiro, Antônio Caiado, Vallim de Mello, Bento Assis Valim, Chica Ferreira e Parque das Gameleiras.

A Codau orienta para que a população colabore, evite gastos excessivos de água e cuide das reservas das caixas d’água domésticas.

Rio de Janeiro e 2000

Ainda conforme a Codau, na manhã desta segunda-feira, os bairros Rio de Janeiro e 2000 estavam com a distribuição suspensa.

A Companhia informou que está executando manobras de engenharia para ajustar a pressurização da rede destas duas áreas, que tiveram uma redução de pressão neste fim de semana.

Na manhã desta segunda-feira, o Residencial Rio de Janeiro voltou à normalidade do abastecimento. E até por volta das 13h, o Residencial 2000 também deverá ter a distribuição de água normalizada.

Alto consumo de água e intermitência do abastecimento

A Codau explicou que a recuperação dos níveis dos Centros de Reservação é uma manobra de engenharia para reequilibrar o sistema de distribuição de água na cidade.

A intermitência tem ocorrido desde o dia 27 de fevereiro, quando as Estações de Captação e Recalque no Rio Uberaba foram desligadas por mais de 13 horas para manutenção preventiva.

Segundo a Codau, as intervenções foram necessárias para a melhoria da performance e a confiabilidade do sistema do Rio Uberaba, além de minimizar riscos de falhas. A situação gerou reclamações de moradores

Deixe um comentário

Agenda de Eventos