Vereadores conhecem seus gabinetes, escolhidos por sorteios
Foram realizados nesta segunda-feira (4) os sorteios dos gabinetes e das cadeiras no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba, entre os 21 vereadores eleitos para a 19ª Legislatura (2021/2024), e que tomaram posse no último 1º. A estrutura do prédio do Anexo Nagib Cecílio tinha capacidade de comportar exatamente os 21 gabinetes, que até a legislatura passada eram 14.
Os vereadores reeleitos se mantiveram nos mesmos gabinetes, sendo que ordem ficou da seguinte forma, por numeração:
Gabinete 01 – Elias Divino da Silva (Pode)
Gabinete 02 – Varciel Borges Rodrigues “Varciel Cabeleireiro” (PP)
Gabinete 03 – Tulio Micheli Silva “Boca no Trombone” (PSL)
Gabinete 04 – Pastor Eloísio José dos Santos (PTB)
Gabinete 05 – Cabo Diego Fabiano de Oliveira (PP)
Gabinete 06 – Alessandra Amaro Dias Pigem “Alessandra Abrigo dos Anjos” (Pode)
Gabinete 07 – Rochelle Gutierrez Bazaga (PP)
Gabinete 08 – Samuel Pereira (MDB)
Gabinete 09 – Celso de Almeida Afonso Neto (PP)
Gabinete 10 – Luciene Beatriz Fachinelli Barbosa “Lu Fachinelli” (PSL)
Gabinete 11 – Baltazar dos Reis Silvério “Baltazar da Farmácia” (DEM)
Gabinete 12 – Luiz Carlos Donizete da Silva “Luizinho Kanecão” (PDT)
Gabinete 13 – Paulo César Soares “China” (PMN)
Gabinete 14 – Professor Wander Araújo de Freitas (PSC)
Gabinete 15 – Fernando Mendes das Chagas (MDB)
Gabinete 16 – Marcos Adad Jammal (MDB)
Gabinete 17 – Almir Pereira da Silva (DEM)
Gabinete 18 – Ismar Vicente dos Santos “Ismar Marão” (PSD)
Gabinete 19 – Denise de Stefani Max “Denise da Supra” (Patriota)
Gabinete 20 – Caio Bernardo Fonseca de Godoi (Solidariedade)
Gabinete 21 – Anderson Donizeti de Souza “Anderson Dois Irmãos” (PSD)
A verba para os gabinetes, que antes era de aproximadamente R$ 38 mil para cada um, agora será de aproximadamente R$ 25 mil, uma vez que o total será dividido por 21, ao invés de 14, como ocorria até a legislatura passada. Cada vereador pode contratar até 16 assessores, ficando ao critério de cada um a escolha da quantidade de contratações.
Após o sorteio dos gabinetes foi realizado o sorteio das cadeiras no Plenário. À esquerda da Mesa Diretora vão ficar Luizinho Kanecão, Varciel Cabeleireiro, Cabo Diego, Fernando Mendes, Samuel Pereira, Alessandra Abrigo dos Anjos, Caio Godoi e Celso Neto. Já as cadeiras à direita da Mesa Diretora serão ocupadas por Elias Divino, Denise da Supra, Rochelle Bazaga, China, Anderson Dois Irmãos, Professor Wander, Baltazar da Farmácia e Tulio Micheli – Boca no Trombone.
A primeira sessão de 2021 está marcada para o dia 8 de fevereiro, a partir das 8h30, quando serão eleitas as Comissões Permanentes da Casa.
Exemplo – Falando em verba de gabinete, o vereador Tulio Micheli informou ontem que dará o exemplo e sua equipe de trabalho será formada, inicialmente, por apenas três profissionais. A decisão de ter um número reduzido de assessores se dá pela intenção do parlamentar em economizar o recurso da verba de gabinete, consequentemente, dinheiro do contribuinte.
“Nos primeiros meses de mandato vamos nos desdobrar para executar nosso trabalho com um chefe de gabinete, um consultor jurídico e um assessor de comunicação. Não vejo coerência em ter falado durante todo tempo em uma mudança de verdade e, após eleito, lotar meu gabinete com assessores”, explicou o vereador, que afirma que deve economizar mais de 50%¨da verba e devolverá o restante.