Denúncias relatam falta de água em escolas
Denúncias relatam que as escolas municipais de Uberaba têm passado por falta de água, causando atrapalhando a dinâmica escolar e limpeza das escolas. Segundo informações, a escola da vez foi a da Escola Municipal Terezinha Hueb de Menezes, que passou o dia de torneiras fechadas.
Além das escolas municipais, as estaduais também têm passado maus bocados com a falta de água. Por causa das falta d’água, os alunos da escola Santa Terezinha ficaram impossibilitados até de usar o banheiro nesta terça, pois este estaria sujo e com mau cheiro por não ter condições de ser limpo.
Foi relatado ainda que desde a última semana algumas escolas da cidade tem liberado os alunos no período da tarde por causa da falta de água e do calor na cidade. Lembrando que a Codau optou por manter a intermitência na água mesmo com a chegada da chuva na cidade, que abasteceu um pouco do Rio Uberaba. Nesta segunda-feira (19), por exemplo, o rio Uberaba amanheceu com vazão de 1.400 litros/segundo. As manobras de fechamento de todos os centros de reservação permanecem no intervalo das 8h às 16 horas até o dia 24 de setembro.
Continua também a transposição do rio Claro ligada com três conjuntos de motobomba: dois elétricos e um movido a diesel, bombeando cerca de 500 litros por segundo para o rio Uberaba.
Em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e com a Secretaria Estadual de Educação (SEE-MG) em busca de um posicionamento sobre o assunto.
Segundo a Semed, na semana passada, a Escola Municipal Terezinha Hueb de Menezes suspendeu as aulas por falta de água. A situação já está normalizada, com apoio da Codau, por meio de caminhões pipa. Outras sete unidades tiveram problemas com o abastecimento, mas sem necessidade de suspender as atividades.
A SEE-MG ainda não se pronunciou sobre o tema. O espaço continua aberto para pronunciamento.