Arcebispo recebe terço das mãos do Papa Francisco para presentear a mãe de 98 anos: ‘Agradeceu pela missão dela’
Um grupo de 31 bispos da Igreja Católica de cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo visitou o Vaticano nos últimos dias. Entre eles, o arcebispo da Arquidiocese de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, que considerou que a viagem teve um elemento ainda mais especial: ele recebeu, das mãos do Papa Francisco, um terço para presentear a mãe dele, que completou 98 anos no dia do encontro.
A agenda dos brasileiros, que pertencem às subdivisões Leste 2 e 3 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cumpriu uma demanda obrigatória dos bispos de todo mundo de ir até o Vaticano a cada cinco anos. A visita é chamada, em latim, de “Visita ad limina apostolorum”.
“Isso significa visitar as colunas da igreja. E a gente coloca como colunas da igreja dos apóstolos, principalmente São Pedro e São Paulo”, explicou o arcebispo.
Entre os eventos realizados durante a visita, houve a celebração de missa na Basílica Patriarcal de São João de Latrão. Além disso, os bispos também se reuniram com diversas autoridades do vaticano para discutir assuntos ligados à administração das dioceses e da relação com a comunidade.
Porém, o momento mais esperado pelo grupo era o encontro com o Papa Francisco. A reunião foi realizada na Biblioteca do Vaticano no dia 20 de outubro.
“Foi um momento muito bonito, momento de diálogo. O Papa começou dizendo que estava lá para ouvir as nossas perguntas, sugestões, críticas. Isso de uma forma assim muito fraterna”, contou Dom Paulo.