Geral

Crea fiscaliza segurança de caldeiras instaladas em indústrias

As condições de segurança de caldeiras e vasos de pressão na indústria em Uberaba estão sendo fiscalizadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). De acordo com o Crea, esta ação segue até amanhã (28).

Segundo o Conselho, o foco é em empresas do setor de laticínios, indústrias de bebidas e de fabricação de alimentos. A ação faz parte de blitz que se iniciou no dia 24 de outubro, para verificar a atuação profissional nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências.

O inspetor-chefe do Crea-MG em Uberaba, engenheiro eletricista Cláudio Antônio de Oliveira, explica que o Conselho verifica se as empresas possuem registro no Crea e se os profissionais responsáveis têm atribuições para tais serviços e se emitiram suas Anotações de Responsabilidade Técnica (ART).

“Para realizar a manutenção nestes equipamentos e desempenhar um bom serviço, os profissionais precisam ser habilitados, ter formação adequada”, destaca Cláudio.

A iniciativa foi motivada pelo risco de acidentes graves que as caldeiras e os vasos de pressão oferecem quando não observadas as devidas medidas de segurança. Dentre os principais riscos associados à utilização desses equipamentos, estão os de explosão, incêndio, choque elétrico, intoxicações e queimaduras.

Além desta ação, a blitz do Crea-MG também vai fiscalizar cerca de 200 obras e empresas na cidade, exigindo a participação efetiva e declarada de profissionais habilitados à frente de serviços de engenharia. O objetivo das blitze, que contam com um maior número de fiscais vindos de outras regiões, é potencializar a fiscalização de rotina, promovendo a segurança da sociedade e dos contratantes.

Balanço. Essa é a terceira blitz realizada em Uberaba neste ano. As duas primeiras foram em abril e agosto. No primeiro semestre de 2022, o Crea-MG realizou 26.522 ações de fiscalização, nas quais foram constatadas 13.706 irregularidades. O Conselho verifica e fiscaliza o exercício e a atividade profissional de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966. A sociedade também pode contribuir com a fiscalização ao fazer denúncias quanto ao exercício ilegal destas áreas.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos