Prefeitura pretende facilitar ações de assistência à população afetada por temporal com granizo
Município decretou situação de emergência por conta da chuva registrada na última terça-feira (8), que derrubou árvores e causou estragos em unidades de saúde.
A Prefeitura de Uberaba decretou situação de emergência nas regiões atingidas pela chuva de granizo, que causou diversos danos na cidade na última terça-feira (8). O decreto visa facilitar as ações de assistência à população afetada pelo que o Município classificou como “desastre”.
A medida não significa que a Prefeitura vai consertar os danos causados aos moradores, mas sim facilitar a assistência de quem precisará de apoio por ter sido prejudicado pela chuva.
“Esse trabalho é voltado para prédios que realizam atendimento público, vias, atendimento a famílias que ficaram em situação de vulnerabilidade social devido às chuvas. Há uma série de critérios que precisam ser seguidos”, detalhou o coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Maximiliano Ramos Batista.
O decreto foi publicado na quarta-feira (9) e tem validade de 180 dias.
Assistência
A Prefeitura irá arrecadar mantimentos e alguns itens para as pessoas atingidas pela chuva, como: água, alimentos não perecíveis, roupa e cobertor, colchão e produtos de higiene pessoal e limpeza. Os pontos de arrecadação serão:
- Secretaria de Desenvolvimento Social – Rua Lauro Borges, nº 97, no Bairro Estados Unidos;
- Casa de Passagem – Rua Pássaro Preto, nº 55, no Bairro Pontal.
Danos da chuva
Conforme a Prefeitura, entre os danos causados pela chuva de granizo, que caiu por cerca de uma hora na cidade, então o da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Mirante, que teve o telhado danificado e precisou ser interditada.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Aparecida teve danos em computadores. Além disso, 24 escolas de Uberaba tiveram problemas como vidros quebrados, queda de árvores, problemas com forro, entre outros. Mesmo com os danos, o funcionamento das escolas não foi alterado.
A torre do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) caiu com os ventos fortes, danificando ambulâncias na Central.