Ruas e avenidas de Uberaba começam a ganhar área de espera para motos em cruzamentos
Em Uberaba, novas mudanças no trânsito visam proporcionar maior segurança para motociclistas. Entre elas, a instalação de “área de espera” para motos, à frente dos veículos com quatro ou mais rodas, quando parados à espera do sinal verde é a nova aposta da Superintendência de Trânsito e Mobilidade Urbana da Secretaria de Defesa Social (SDS).
Em entrevista ao Programa Pingo do J, da Rádio JM, o superintendente de trânsito, Rodrigo Carmelito, explica que somente depois de aferir o entendimento dos condutores sobre as faixas introduzidas na legislação de trânsito em 2021 é que a SDS decidirá pela continuidade do trabalho. Dessa forma, mais áreas de espera podem ser introduzidas em outras vias, a depender de como o condutor se comportará com aquelas já existentes.
A primeira faixa foi pintada na rua Major Eustáquio com Leopoldino de Oliveira, na sexta-feira (18). A medida também já chegou à avenida Fidélis Reis, nos cruzamentos com a rua Alaor Prata e a avenida Odilon Fernandes.
A área de espera é delimitada por duas linhas de retenção depois da faixa de pedestres. Na sinalização horizontal, é marcada por duas faixas e ícones de motociclistas. É um espaço destinado exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores.
A área de espera para motociclistas costumava ser uma sinalização experimental regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Esta sinalização já era utilizada em grandes centros e, em 2021, passou a ser obrigatória, segundo o Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A área de espera pretende reduzir os riscos de colisão traseira de motocicletas, uma das mais letais. Nesses casos, o motociclista pode ficar “prensado” entre um veículo e outro.
É importante relembrar que o tempo de frenagem do automóvel é diferente do da motocicleta, que precisa de um período maior para parar. Com a área de espera, os motociclistas terão prioridade.