Geral

PMU confirma quatro registros de eventos adversos pós-vacina contra a Covid

A reportagem da Rádio JM recebeu informações de que haveria casos de reações adversas pós-vacina da Covid-19 na cidade. Após ser solicitada, a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) declarou que quatro casos já foram registrados. Há ainda um quinto caso, que não foi notificado, mas segundo  apurado, pode estar ligado também ao processo de imunização. 

Quanto ao quinto caso, a jornalista Gê Alves teve acesso a relatos que apontam que uma mulher passou mal após ser vacinada. Segundo informações, ela foi imunizada na manhã do dia 29 de janeiro e durante o restante do dia e da noite ela passou mal, sentindo dor de cabeça e dor no corpo. A mulher chegou a desmaiar e houve suspeita de infarto agudo do miocárdio, descartado após exames mais minuciosos. Após melhora do quadro, a paciente recebeu alta. Porém, voltou a passar mal e procurou ajuda em outro hospital. Ocorre que o primeiro hospital não notificou a suposta reação adversa, que pode ou não estar ligada à vacina contra a Covid. As informações repassadas à reportagem apontam que o segundo hospital vai notificar a Saúde.

Para verificar a situação, na rede pública e privada, a Unimed, Prefeitura e Superintendência Regional de Saúde, foram questionadas se há relatos de eventos adversos e se sim, se foram notificados. A Unimed se posicionou afirmando que em relação à indagação: “não há nenhum relato de efeito adverso, relativo à vacinação realizada nos profissionais de saúde, no Hospital São Domingos”.

O superintendente Maurício Ferreira, primeiramente destacou que é importante que as pessoas entendam que as reações adversas têm grandezas e gradações diferentes, sendo leves ou mais graves. “Não tivemos, até este momento, às 17h do dia 03 de fevereiro, não soube de nenhuma reação adversa de ninguém que tenha tomado vacina em Uberaba”. 

Contudo, acionada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que, até o momento da solicitação, haviam sido relatados 4 eventos adversos pós-vacinação da Covid. Os eventos registrados foram considerados não graves e ocorreram de 2 a 4 dias após a vacinação. 

A SMS ainda recomendou que essas pessoas que forem vacinadas e apresentarem reação devem procurar a gerência das unidades, em caso dos profissionais de saúde, ou a Central de Vacinas, caso seja da população, para preencher a ficha de notificação de evento de investigação pós vacinação. É preciso apresentar um documento pessoal e caso a pessoa tenha passado por consulta médica devido a reação, é recomendado que seja anexado o prontuário médico.

Tem que ser notificado

Conforme o Manual de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós-Vacinação  é certo que as vacinas pertencem a um dos grupos de produtos biológicos com excelente perfil de segurança e a ocorrência de eventos adversos relacionados à vacinação deve ser imediatamente notificada, investigada e esclarecida para que não ponha em risco não apenas todo o programa de imunizações, mas também a segurança epidemiológica de toda a população. Por esta razão, os sistemas de vigilância de eventos pós-vacinação realizam a busca e a investigação de todas as possíveis reações notificadas à autoridade sanitária local. Esta atuação é de fundamental importância para a manutenção da confiança nos programas de imunizações.

Fonte: Jornal da Manhã

Deixe um comentário

Agenda de Eventos