Geral

Em 2022, mais de 160 furtos de hidrômetros foram registrados em Uberaba

Em Uberaba, casos de furto de hidrômetros já foram registrados no iníco de 2023. A Polícia Militar registrou ocorrências no bairro Parque das Américas e São Benedito. Até 15 de dezembro de 2022, segundo a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), foram 165 furtos de hidrômetros. 

Segundo a Codau, quando ocorre o furto, o consumidor precisa fazer o Registro de Eventos de Defesa Social (REDS), ou seja, o boletim de ocorrência. Esse REDS deve ser enviado ao Fale 115 da Codau, através do WhatsApp, pelo número 9 9694-6387, com o nome do consumidor, identificador do imóvel e foto nítida do REDS.

A Codau abrirá uma Ordem de Serviço para a substituição do medidor. O consumidor paga por um novo hidrômetro no valor de R$ 109,51 (referente ao valor de um hidrômetro novo, mais as taxas do serviço de instalação e de expediente).

“O consumidor paga o hidrômetro e os serviços de instalação, pois é dever dele cuidar do patrimônio público com a instalação de caixa e grades de proteção. Quando o valor é lançado na conta, o consumidor pode ir até o SAC e solicitar o parcelamento, caso seja do seu interesse”, informou a Codau.

Em caso de dúvidas, a Codau aconselha que o consumidor entre em contato pelo Fale 115.

Renovação do parque hidrico

A Codau tem realizado projeto de renovação do parque hidrométrico de Uberaba. Em novembro de 2022, a autarquia informou que cidade tinha um universo de 72 mil hidrômetros com vida útil vencida, que seriam trocados por aparelhos novos.

“Dentro do projeto de modernização do parque hidrométrico, a troca desses equipamentos deve ser feita regularmente. Mas, em Uberaba existem hidrômetros com mais de 20 anos de uso. Todos os novos hidrômetros estão certificados pelo INMETRO, que recomenda a troca desse equipamento a cada 5 anos, em razão do tempo de vida útil do aparelho. O objetivo deste projeto é o de conferir precisão, qualidade e eficiência nos processos de aferição do consumo de água”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, na oportunidade.

A troca do equipamento torna mais eficiente para o consumidor a detecção de vazamentos ocultos, pois ocorre o registro preciso do gasto de água do imóvel.

Ainda conforme dado divulgado em novembro de 2022, em Uberaba, o índice de perdas de água tratada estava em 48,4%. A média nacional é de 40,1%, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (ano base 2021). O planejamento estratégico da Codau tem como meta reduzir em 10% as perdas totais de água até o ano de 2024.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos